Lei Maria da Penha é tema da Psicologia na Semana Acadêmica do curso

A convidada desta terça-feira a palestrar no Salão de Atos da Urcamp foi a delegada mineira, Valeska Alvarenga, hoje, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher – DEAM. Dentro da Semana Acadêmica do curso de Psicologia, a palestrante falou sobre os inúmeros casos de violência que acometem o género feminino e citou dados. Em Bagé, por exemplo, os registros de ocorrências chegam a 100 casos mensais, um número considerado elevado, segundo a delegada. Falando para um público de acadêmicos da Psicologia em Bagé e de forma on-line para os alunos de Alegrete, São Gabriel e Sant´ana do Livramento, Valeska Alvarenga acrescentou. “Muitas vezes a vítima só vai ter vocês, ajudem. E uma atenção maior, eu pediria, para casos envolvendo crianças, adolescentes ou deficientes”, pontua.

Os tipos de violência também serviram de informação:

- Violência física

- Violência psicológica

- Violência sexual

- Violência patrimonial

- Violência Moral

A coordenadora do curso de Psicologia, professora Aline Silveira justificou o tema e a relevância do assunto para a formação dos acadêmicos. “A violência é muito presente na vida das pessoas e entendemos isso através dos relatos. A gente poder conhecer mais sobre esta legislação nos auxilia a dar os encaminhamentos necessários”, avalia.

Nesta quinta-feira, 27, a Semana Acadêmica da Psicologia segue com a colaboração do psicólogo Dione Lemos, Coordenador do Núcleo de Políticas da Subsede Centro-Oeste do CRP em Santa Maria, que abordará o tema “Onde habita a Saúde mental? As práticas (im)possíveis na psicologia.” A palestra está marcada para as 19 horas.