Saúde cardiovascular é tema de palestra no Congrega

FOTO GUSTAVO MOREIRA

Por Ronise Garcia
 Acadêmica do curso de jornalismo


O Congrega 2021 desenvolveu um modelo de oferecimento de palestras por eixos temáticos. Nesta terça-feira foram realizadas palestras do eixo da saúde. O primeiro tema foi ministrado pelo especialista em cardiologia, Erlon Oliveira de Abreu Silva, abordando como proposta a “saúde cardiovascular na atualidade: o emergente desafio da saúde no Brasil”.

O começo da palestra foi marcado pela mensagem dos mediadores, Guilherme Bragança e Gabriela Schirmann, destacando um texto em homenagem aos profissionais de saúde. Os professores ressaltaram o mantra do enfrentamento à pandemia: “nossos heróis usam branco”. Outro aspecto mencionado diz respeito que os profissionais da saúde sempre acreditaram que cada cidadão é muito mais que um paciente, mas o amor de alguém. Erlon Silva, afirma que as doenças cardiovasculares são doenças crônicas, que exigem cuidado. Essa enfermidade é uma grande causadora de mortes, e que existem diversos fatores para que isso ocorra, sendo alguns deles a diabetes, o tabagismo, a falta de uma alimentação saudável. O médico relata que com esses fatores de riscos controlados, a chance de desenvolver a doença é relativamente menor.

Como a alimentação saudável é um fator importante, Erlon mostrou durante sua apresentação um método de cuidado realizado no Brasil, conhecido como “Dica-BR”. Essa metodologia usa como ideia as cores da bandeira nacional, referindo-se a uma melhor alimentação. Como a cor verde possui maior parte da bandeira, seriam os alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. Já a cor amarela representaria os ricos em carboidratos e gorduras vegetais. Por azul ser a menor parte os alimentos indicados seriam colesterol, ácidos graxos saturados e densidade energética.

Como conclusão de um estudo realizado referente a doenças cardiovasculares, o médico menciona que as maiores barreiras para a melhora da saúde cardiovascular são a falta de verbas, desigualdade social e problemas educacionais. Com o fechamento de sua apresentação, Erlon fala “a chave é entender o que está acontecendo”, ele afirma que só dessa forma podemos encontrar uma solução.

Os mediadores da palestra, Guilherme e Gabriela afirmam que a busca dos temas para os encontros surge a partir das maiores problemáticas do país. Então são escolhidos os profissionais referência no determinado contexto. Um grande fator mencionado pelos convidados foi o pós-vacinação, sobre o qual a população tem ainda muitas dúvidas. Neste contexto, as doenças cardiovasculares vêm sendo apresentando como uma das principais causas de comorbidades. O professor Guilherme ainda comenta: “as pessoas perdem sua capacidade laboral, de trabalho e de vida”.