Foto: Samuel da Rosa
Por Samuel da Rosa, acadêmico de Jornalismo
Na noite desta terça-feira (26), teve início a 17ª Jornada de Pós-graduação, que reuniu 31 trabalhos apresentados em 2021. A Jornada é um dos eventos que fundou o Congrega no Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), assim como a Mostra de Iniciação Científica (MIC). O evento foi desenvolvido de forma totalmente virtualizada pela segunda vez durante o período de distanciamento social.
Segundo a coordenadora da Jornada, Clarisse Ismério, o evento é uma vitrine para mostrar a produção científica na região, que, mesmo em plena pandemia, somou 31 trabalhos. Entre eles, 14 trabalhos são voltados para a área da educação, 12 desenvolvem temas do direito e seis trabalhos são fruto de investigações na área da engenharia.
A Jornada de pós-graduação não apresenta trabalhos da área de agrárias em 2021. Segundo a coordenadora, estes experimentos são tradicionalmente de campo e o período de distanciamento social teria reduzido as oportunidades deste tipo de pesquisas. “A Jornada é um evento consagrado, porque além dela ser um dos eventos fundadores do Congrega, ela tem credibilidade junto aos mestrados e doutorados da região devido a sua revista científica”, afirmou a Coordenadora.
MEDIAÇÕES
Os trabalhos foram apresentados em diferentes salas do aplicativo Google Meet. Cada encontro foi mediado por diferentes professores: Rafael Moreira e Vilmar Pina Jr. na sala de Sociais e Aplicadas, Clarisse Ismério e Carmem Barros na sala dos trabalhos de Educação e os professores Guilherme Bragança e Daniela Marques na sala de engenharias.