Por Maria Eduarda Lemos
Acadêmica do curso de Jornalismo
As oficinas do congrega 2k20 da tarde desta terça-feira,27, seguem com as atividades. Com pautas que envolvem tecnologia, educação, agronomia e saúde, o evento conta com mais de 100 participantes.
A oficina que envolveu tecnologia e educação foi produzida pelas estudantes de pós-graduação Pâmela da Silveira Freitas e Caroline Santos dos Santos do campus de Alegrete do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Elas promovem a oficina “Utilização das redes sociais na educação”, dando dicas aos pais, estudantes e profissionais da educação sobre como utilizar a tecnologia como recurso para dar continuidade às aulas. Pâmela destaca maneiras se utilizar as redes sociais pelos professores: “O Facebook, WhatsApp, o Instagram, o Youtube e o TikTok podem aprimorar suas aulas ou utilizar como recurso didático”,
Os professores devem recorrer ao máximo de ferramentas para que ocorra a aprendizagem. As redes sociais são presentes no cotidiano dos alunos como forma de entretenimento, mas também podem ser utilizadas como ferramentas de aprendizado. As estudantes alertam que devem ser tomados alguns cuidados, como:
· A classificação indicativa dos alunos menores de 12 anos é que eles utilizem somente o aplicativo WhatsApp, e as outras redes sociais mediante acompanhamento de responsável.
· Após 12 anos, podem ser liberados o Facebook, Instagram, TikTok e Youtube.