Palestra sobre Saúde Mental no Trabalho reúne colaboradores do HU

psicóloga Luíza Codevila
Colaboradores e acadêmicos da saúde participam do evento

O Hospital Universitário (HU) da Urcamp promoveu, na manhã desta sexta-feira, 27, uma palestra sobre “Saúde Mental no Trabalho”, em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. O evento, realizado nas dependências do hospital, contou com a participação de colaboradores, além de estudantes dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia da Urcamp.

A palestra foi conduzida pela psicóloga Luíza Codevila, que abordou a importância de cuidar da saúde mental, especialmente em ambientes de alta pressão como o hospitalar. Durante sua fala, Luíza destacou preocupantes tendências de aumento no consumo de álcool e cigarro, além de conflitos familiares, que muitas vezes são reflexos do estresse acumulado no trabalho.

Ela compartilhou dicas práticas para melhorar a saúde mental, como listar tarefas, estabelecer prioridades e entender os próprios limites. “Ter passatempos e conexões sociais é fundamental. Vejo no consultório muitas pessoas que trabalham muito e não conseguem ficar paradas, o que pode ser uma fuga de algo que não querem enfrentar”, completou.

Ana Helena Torrescasana, psicóloga do HU, reforçou a necessidade de discutir a saúde mental não apenas em setembro, mas no dia a dia. “Devemos ter um olhar atento para nossas condições enquanto trabalhadores, especialmente em um ambiente hospitalar”, afirmou.

O diretor administrativo do HU, Leandro de Deus, expressou sua satisfação em oferecer essa capacitação. “Foi gratificante ver nossos colaboradores se engajando em temas tão relevantes. Agradecemos a todos os envolvidos, pois abordamos tópicos que muitos guardavam para si”, disse.

O HU, conhecido como referência em saúde mental, conta com mais de 90 colaboradores. Com a palestra, a expectativa do hospital é por um ambiente de trabalho ainda mais saudável e acolhedor.

DICAS PARA UMA BOA SAÚDE MENTAL

(Material elaborado pelo curso de Psicologia da Urcamp)

Exercite-se regularmente: a atividade física libera endorfinas que melhoram o humor e reduzem o estresse.

Mantenha uma rotina: uma rotina diária traz estrutura e previsibilidade, benéficas para a saúde mental.

Durma o suficiente: o sono adequado é fundamental. Tente manter uma rotina de sono regular.

Conecte-se com os outros: relações saudáveis proporcionam apoio emocional importante.

Limite o uso de redes sociais: o tempo excessivo nas redes pode contribuir para a ansiedade.

Pratique o autocuidado: reserve um tempo para si mesmo, seja através de hobbies, leitura ou relaxamento.