Egresso de Nutrição da Urcamp aborda efeitos do consumo de energéticos para alunos da Escola Silveira Martins

Nutricionista Hiago Gatto Loureiro Paim atendeu demanda recebida pela Urcamp

O uso excessivo de energéticos por adolescentes foi tema da palestra ministrada na manhã desta sexta-feira, 27, no Salão Nobre da Escola Silveira Martins, durante a programação da Semana do Cuidado e Bem-Estar. A atividade foi conduzida pelo nutricionista Hiago Gatto Loureiro Paim, egresso do curso de Nutrição da Urcamp, que atualmente cursa mestrado em Bioquímica e Bioprospecção na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A proposta da palestra surgiu a partir de uma demanda da própria escola, que, preocupada com o consumo elevado de bebidas energéticas entre os alunos, buscou uma parceria com a Urcamp. O convite foi feito pela coordenadora do curso de Nutrição e presidente da Fundação Attila Taborda (FAT), professora doutora Mônica Palomino de los Santos, que então encaminhou a missão para o egresso.

Durante a explanação, explicou de forma didática os efeitos do energético no organismo, questionando se ele realmente fornece energia ou se isso não passa de uma "fake news", como provocou no título da apresentação. Ele destacou que a verdadeira energia pode ser obtida por meio de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, sono de qualidade, hidratação adequada e exposição ao sol em horários apropriados.

"O consumo de bebidas energéticas proporciona uma falsa sensação de energia. Quando ingeridos em excesso, especialmente devido ao alto teor de cafeína, podem provocar efeitos colaterais como irritabilidade, ansiedade, taquicardia, entre outros. A obtenção de energia de forma saudável ocorre por meio de uma alimentação equilibrada, com boas fontes de carboidratos, proteínas e gorduras de qualidade, além de hábitos como sono adequado e hidratação constante", explicou Hiago.

O nutricionista também destacou que mantém vínculo com a Urcamp e que seu objetivo é, no futuro, retornar à instituição como professor universitário. “Tenho muito carinho pela Urcamp e pelo curso de Nutrição. Levar o conhecimento que adquiri e ajudar as pessoas a mudarem suas vidas através da alimentação e do bem-estar é o que me motiva”, concluiu.

Mais fotos