Júri Simulado da Urcamp encerra atividades do semestre do Direito da Urcamp

O Teatrinho da Urcamp, junto ao Museu da Gravura Brasileira, lotou de estudantes da rede pública e pretendentes ao curso de Direito para assistir o Júri Simulado. O cenário foi montado no palco do Teatrinho da Urcamp, tudo adaptado para parecer de verdade. Mesa central para o juizado ao lado da promotoria e do outro lado, a defesa. À frente, posiciona-se quem é julgado, que neste Júri Simulado do curso de Direito da Urcamp, assim como em um Júri real, é chamado de réu ou ré.

O caso fictício da noite envolve uma mãe que está indo a julgamento acusada de mandar matar o namorado da filha, acusando-o de traição. Para execução do crime, a mãe teria contratado os dois outros acusados, que também foram a júri, por assassinato.

A Promotora de Justiça, nesta atividade, ficou por conta da acadêmica Daniela Sturza Dutra, do 7º módulo de Direito. Ela questionou a ré, fez a acusação e conta que se preparou para o cargo. “É uma experiência incrível que define muito o nosso futuro. A gente quando entra na faculdade não tem tanta certeza do que quer e que área atuar. Este exercício fortalece muitas certezas, é muito proveitoso poder construir a minha argumentação”, revela.

O acadêmico Flaviano Costa Quintana atuou como defensor público do réu Pedro, um dos acusados pelo crime. “É uma forma de nos preparar para júri, tanto para audiências no âmbito criminal, como a gente vem ao longo do semestre dentro do Estágio Supervisionado, quanto aprimorando todas as peças, vendo jurisprudência assistindo as audiências aqui na Comarca de Bagé. Isso vai nos proporcionar uma experiência de como funciona um júri e tudo o que envolve o processo que está sendo julgado”, justifica.

O advogado de defesa no processo foi interpretado pelo acadêmico Mateus José Ribeiro Martins. “É um excelente aprendizado, porque é muito diferente teoria e prática. E aqui no Júri Simulado a gente vê como ocorre cada etapa do processo, isso faz com que a gente se prepare e estude, que a gente veja onde se enquadra o caso, o que é melhor argumentar, a gente tem que trabalhar com a situação que se prepara na hora”.

O Júri Simulado da Urcamp contou com a colaboração das professoras Maria Victória Pasquoto e Marlisa Fico, além da coordenadora do curso de Direito, professora Lourdes Helena Martins, que idealiza a atividade a cada semestre, dentro da disciplina de Estágio Supervisionado, “É uma metodologia ativa que a gente usa e que aponta para a importância do Tribunal do Júri, desse rito no Processo Penal para que eles possam compreender efetivamente a dinâmica de um julgamento”, relata Martins

Os alunos do 3º ano do Colégio Carlos Kluve foram conduzidos pela professora Aline De Leon, para assistir o Júri Simulado. A estudante, Manuela Sarassol de Aguiar, já pensa em fazer Direito assim que concluir o Ensino Médio. A atividade da Urcamp, serviu também para auxiliar na decisão. “Desde pequena tive o sonho de me integrar ao curso de Direito, essa notícia foi bem especial, até para a gente ter conhecimento, saber como acontece um júri e entender os sentimentos, entender este lado importante da profissão”, resume.

O Júri Simulado da Urcamp é promovido pelos estudantes e pelo Diretório Acadêmico do Curso de Direito, com o apoio dos professores.