Acadêmicos e ex-alunos da Urcamp realizam manifesto em favor da preservação da região das Palmas, no interior de Bagé

A proposta surgiu dos alunos do curso de Ciências Biológicas, onde professores e alunos fizeram a organização da expedição ao Rincão do Inferno na localidade das Palmas, em Bagé e foram conduzidos pela Bióloga e Prof. Da da Urcamp Anabela Silveira de Oliveira Deble. Foram convidados os colegas, egressos e simpatizantes, além de alguns membros na União pela Preservação do rio Camaquã, o que totalizou 35 pessoas.

A região das Palmas está se mobilizando, através de seus moradores, para impedir a implantação de uma mina de Chumbo, tendo em vista que a paisagem cênica, além da biodiversidade e dos povos quilombolas da região, o que segundo os ambientalistas, empreendimento de mineração no oocal afetaria todas as atividades sustentáveis na região, como turismo, pecuária, artesanato e produção de produtos artesanais, entre outros. “Na chegada ao Rincão, após uma caminhada de aproximadamente 3 km, fomos recebidos carinhosamente por moradores, todos ficaram muito felizes com a chegada dos alunos” comenta, a professora Anabela.

Acadêmicos da UFRGS, também estavam fazendo aula de campo no local com os professores Paulo Brack e L. André Jarenkow, ambos professores do Departamento de botânica da UFRGS e integrantes da AGAPAn (Associação Gaúcha de proteção ao Ambiente Natural). Todos, professores, alunos e moradores participaram do manifesto.