Projeto Passaporte da Expedição Cultural vence categoria poder público no 7º Prêmio CAU/RS 

Passaportes incentivaram participação

ARQUITETAS RESPONSÁVEIS SÃO EGRESSAS DA URCAMP

O curso de Arquitetura e Urbanismo comemora a segunda premiação consecutiva de projetos desenvolvidos com a participação de professores e egressos da Urcamp.  No último dia 18, o projeto "Passaporte da Expedição Cultural", da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (SMED) de Bagé, foi vencedor na categoria Poder Público - pessoa jurídica no 7º Prêmio CAU/RS e está, também, concorrendo ao prêmio destaque por votação popular.

 

O Passaporte da Expedição Cultural Protetores do Patrimônio é uma iniciativa das professoras arquitetas da SMED e do Daeb, realizado com o apoio da Urcamp, Jornal Minuano e Secretaria Municipal de Cultura. A proposta de atividade foi a modalidade de passeio ou percurso urbano como motivador de educação patrimonial - eficiente por promover maior envolvimento dos participantes, em vez de tratá-los como espectadores passivos. O projeto foi aplicado durante a Semana de Bagé, em julho, culminando no Dia Nacional do Patrimônio Cultural, em 17 de agosto.

 

A DINÂMICA

Para orientar a ideia de aprender sobre patrimônio educando sobre a própria cidade, o projeto estabeleceu o lançamento de um “Passaporte da Expedição Cultural", destacando os seis pontos icônicos da história e da arquitetura da cidade que constavam no trajeto escolhido. Foram expedidos mais de 1.500  passaportes, onde havia espaço para colar selos colecionáveis que podiam ser retirados em cada local visitado. Para contemplar a demanda, foram confeccionados 9 mil selos com a imagem dos prédios. As páginas do passaporte narravam a história dos destinos do roteiro, proporcionando uma experiência envolvente e incentivando os participantes a completarem todo o percurso. 

 

Cada edifício incluído na rota foi aberto para visitas internas, o que enriqueceu a experiência imersiva no patrimônio cultural. Ao concluir o circuito, o participante recebia todos os selos para completar o passaporte. Até a data final, o projeto somou a visita de mais de 500 alunos de 32 escolas municipais, além de  1.153 passaportes e selos retirados pela comunidade.

 

ORIGEM

A SMED integra o setor de Educação Patrimonial ao seu projeto de atuação, cujas iniciativas são apoiadas por diversas entidades da comunidade. A partir dos objetivos do grupo, as egressas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp Camila Nunes Centena, Carla de Almeida Caetano Gonçalves, Gladys Carolina Saavedra e a professora Marília Pereira de Ardovino Barbosa propuseram a ação voltada a interagir com a população. 

 

A inovação do projeto e os resultados expostos entusiasmaram os avaliadores. O concurso premiou oito projetos relevantes no estado, destacados por categorias. Agora, esses oito projetos passam por votação popular a fim de indicar aquele que ganha a categoria Prêmio Destaque, que em 2025 homenageia o arquiteto gaúcho Emil Achutti Bered. A votação encerra nesta quinta-feira, 27, às 23h59min.

 

Na sexta edição do evento, em 2024, outro projeto com envolvimento de professores e egressos do curso de Arquitetura - o do Parque da Panela do Candal - foi reconhecido pelo CAU-RS.  

 

LINK PARA VOTAÇÃO

Vote aqui: https://caurs.gov.br/premiocaurs/premio-2025/

Mais fotos