Ex-secretária da Saúde Arita Bergmann visita serviços do programa 60+ no HU
Depois de comemorar a autorização da Vigilância Sanitária estadual para a atividade de uma agência transfusional, o Hospital Universitário da Urcamp está em fase de preparação para aplicar um novo plano de diversificação de atividades. Parceiro do Programa Assitir RS e 60+, o HU recebeu na manhã desta terça-feira, 26, a ex-secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, a fim de verificar o andamento dos atendimentos ambulatoriais dos pacientes com mais de 60 anos. O serviço foi autorizado mediante convênio com o HU ainda no período em que era a titular da pasta da saúde no estado do Rio Grande do Sul.
Quem recebeu a ex-secretária foi o reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, e a presidente da Fundação Attila Taborda, professora doutora Mônica Palomino de los Santos. Acompanhado da equipe diretiva do hospital, os dirigentes acadêmicos visitaram os ambulatórios do 60+, dos serviços do Hospital Escola, que reúne Fisioterapia, Fonoaudiologia, Neurologia, Nutrição e Psicologia. Arita também esteve em visita ao ambulatório de Urologia e Centro de oftalmologia inaugurado também sob sua gestão estadual em parceria com o HU da Urcamp. A atividade antecede o evento de inauguração do ambulatório de Neurologia, cuja data ainda será divulgada.
Durante sua passagem pelo hospital, a ilustre visitante fez questão de conversar com os usuários do sistema de saúde no ambulatório para pessoas com mais de 60 anos de idade, onde fez questão de cumprimentar o profissional que atendia no horário da manhã, o médico Vilson Rogério Weige Marth. “Tenho ouvido falar muito bem dele, da acolhida que reserva aos pacientes”, elogiou. Já no ambulatório de Oftalmologia, entrevistou e posou para fotos com os pacientes, como foi o caso da foto com a mãe e filha que vieram de Canguçu, Sueli Kurz Santos e Carla Simone Moura.
Bragança informou que as iniciativas do Hospital Universitário da Urcamp tiveram ampla aceitação na gestão de Arita Bergmann. “Para nós, recebê-la em Bagé sempre será sinônimo de gratidão para a Urcamp. Mas, acima de tudo, em nome de toda a comunidade que, assim que finalizadas todas as instalações dos programas conveniados, terá ampliados os serviços de saúde tão necessários à qualidade de vida em toda a nossa região”, finalizou.