Urcamp renova selo de instituição socialmente responsável da ABMES

A Urcamp conquistou pela 19ª vez o selo de Instituição de Ensino Superior socialmente responsável. O reconhecimento é oferecido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior - ABMES, com o objetivo de expor os projetos sociais das IES nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano.

Realizado desde outubro de 2005, o processo da ABMES seleciona entre as milhares de instituições de ensino superior particulares do Brasil aquelas que respeitam os princípios de atuação por práticas e teorias que promovam a melhoria das condições de vida no planeta, mesmo levando em consideração as peculiaridades regionais. A Urcamp registrou 1.171 atividades, reunindo 453 professores, 2.331 alunos e 322 técnicos em  mais de 3.500 atendimentos. As iniciativas foram suficientes para registrar mais de 6.400 visitantes.  

O pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, professor doutor Guilherme Collares, elogia a atuação dos cursos, coordenações, professores, alunos e funcionários que organizadamente fazem com que a Urcamp sempre alcance destaque. “O selo representa que a cada ano nós renovamos o nosso ímpeto de atuar em prol de iniciativas capazes de dirimir os problemas das comunidades onde atuamos. Significa que estamos aptos a construir um conhecimento que, além da qualidade já reconhecida, é aplicado mediante atividades de extensão de maneira permanente das instituições escolares, comunitárias e organizações parceiras”, analisa.

Já o reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, avalia que a conquista comprova na prática o que a Urcamp sempre defende. “Somos uma instituição comunitária. E, como tal, mantemos na maior área em extensão do estado (regiões da Campanha e Fronteira Oeste) uma marca que assegura o acesso ao ensino superior para suas populações que vai além do ensino. Ela é lembrada sempre que entidades da sociedade civil e poderes públicos necessitam de auxílio nas mais diversas áreas do conhecimento, fornecendo projetos e parcerias que amenizam as aflições sociais”, conclui o reitor.