Semana Acadêmica de Agronomia encerra com palestras sobre legalidade ambiental e produção sustentável no Bioma Pampa
A 54ª Semana Acadêmica de Agronomia da Urcamp chegou ao fim nesta quinta-feira, 24, no Salão de Atos do Campus Central, com palestras focadas em temas essenciais para a formação técnica e prática dos estudantes. O evento, que começou na terça-feira, 22, buscou ampliar o conhecimento técnico-científico dos acadêmicos, proporcionando uma visão atual e integrada sobre os desafios no agronegócio.
Na última noite, o especialista em auditoria e gestão ambiental, Gerson Rodrigues Ferreira, abriu as atividades com a palestra “A legalidade ambiental na propriedade rural”. Proprietário da empresa Agros A. Agronômica, de Dom Pedrito, o profissional abordou a importância da legislação ambiental para o gerenciamento de propriedades rurais, destacando como os futuros agrônomos devem estar preparados para lidar com as exigências legais, especialmente em um cenário cada vez mais voltado à sustentabilidade e ao cumprimento das normas ambientais.
Encerrando a programação, o engenheiro agrônomo Thomaz Mércio, doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentou a palestra “Estância Paraíso: produção sustentável no bioma Pampa”, na qual compartilhou um caso de sucesso de uma propriedade que alia produtividade e sustentabilidade no Bioma Pampa. Mércio mostrou como é possível desenvolver uma gestão eficiente que respeite as características ambientais da região, gerando resultados positivos, tanto na produção quanto na preservação do meio ambiente.
Durante os três dias de evento, os participantes puderam se aprofundar em diversos temas relevantes para o agronegócio, como o manejo do arroz irrigado, gestão ambiental, beneficiamento de sementes, integração lavoura-pecuária e aspectos específicos do Bioma Pampa e da administração de propriedades rurais.