Congrega Urcamp de 2021 conta com cerca de 800 inscritos

Por Mariana Bond
Acadêmica do curso de jornalismo da Urcamp


A 17ª edição do Congrega Urcamp iniciou na noite desta segunda-feira, 25, com o tema “Educação e Ciência para um mundo em reconstrução”. O maior evento científico da metade sul, será desenvolvido com acadêmicos, professores visitantes de outras instituições de ensino e comunidade até a sexta-feira, 29.

Pelo segundo ano consecutivo realizado em formato online, o Congrega conta com outros eventos que fazem parte da sua programação: 17ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa; 17ª Mostra de Iniciação Científica; 15ª Mostra de Projetos Comunitários, de Extensão e Integradores; 15ª Mostra de Iniciação Científica Júnior; e Oficinas voltadas às graduações da instituição.

A abertura do evento contou com um público de mais de 300 pessoas conectadas pelo canal do YouTube da Urcamp e teve a participação da reitora do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), Lia Maria Herzer Quintana, o vice-reitor da PUC-PR, Dr. Vidal Martins, o reitor da Uniamérica, Ryon Braga, a diretora acadêmica do Congrega, Jane Vilaverde, e a coordenadora geral do evento, Anabela Silveira de Oliveira Deble.

O evento busca atender às demandas do Projeto de Pesquisa Institucional da Urcamp, assim como divulgar trabalhos acadêmicos que envolvem ensino, pesquisa e extensão, evidenciando a contribuição científica da Urcamp para a Região da Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, juntamente com instituições de ensino superior brasileiras e internacionais.

A reitora Lia Quintana ressaltou que o Congrega, realizado há 17 anos ininterruptos, reúne professores, estudantes, comunidade e intuições de ensino convidadas e, além de mostrar a produção acadêmica, retrata o modelo educacional da Urcamp, que foi reformulado com o auxílio das universidades parcerias. “Hoje é um dia de aprendizado e de imersão para todos. E também para a nossa comunidade acadêmica entender que as mudanças na zona de conforto fazem parte do mundo que temos que viver e do profissional que temos que entregar para o mercado”, destacou fazendo ligação com o tema deste ano “Educação e ciência para um mundo em reconstrução”.

A coordenadora do evento, Anabela Deble, destaca a importância da realização do Congrega, que mostra a produção científica regional. “Apesar da Pandemia tivemos uma boa receptividade do Congrega online pela comunidade acadêmica reforçando o papel da ICEs (Instituição Comunitária de Ensino Superior) na produção científica. Acredito que o virtual veio para ficar em função também da economia que gera. Fico muito feliz de conseguirmos palestrantes especialistas de outros estados brasileiros para compor a programação e assim disponibilizar a troca de conhecimento para região da Campanha”, ressaltou.

Nesta edição, o evento conta com 745 inscritos, 228 trabalhos submetidos, 10 oficinas, tanto para a comunidade interna quanto externa, 20 mesas temáticas distribuídas entre as demais atividades que fazem parte do evento e três palestras por noite durante os cinco dias.

Mais informações sobre o Congrega 2021 e a programação completa do evento podem ser conferidas no site: https://urcamp.edu.br/pesquisa-e-extensao/congrega-2021