Laboratório de Materiais de Construção da Urcamp garante qualidade e segurança há dez anos

Um dos propósitos mais difundidos pela Urcamp é a sua inserção na comunidade, em todos os municípios onde está presente. Em Bagé, um dos organismos da Urcamp que mantém à risca esta atuação é o Laboratório de Materiais de Construção. Este espaço é destinado às práticas acadêmicas e estágios dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e da Agronomia.

Uma das atividades mais destacadas tem sido, há 10 anos, a prestação de serviços para empreendimentos da construção civil de toda a região. O trabalho desenvolvido no LMC divide-se em dois tipos: análise de solos e suas especificações, o que significa responder se o terreno se adapta aos projetos de construção; e análise de resistência de concreto e de artefatos, o que identifica a capacidade de resistir ao peso e pressão quando colocados em uso.

ATIVIDADE PRÁTICA PARA A COMUNIDADE

Ao longo de uma década de atuação, o laboratório reuniu um portfólio de mais de 50 empresas em Bagé e região, alguns destes projetos muito conhecidos da comunidade, como o prédio da Justiça Militar, no concreto do tomógrafo da Santa Casa, na Usina Termelétrica do Seival e a análise de solos da Barragem da Arvorezinha. Atualmente, o Laboratório da Urcamp trabalha na em cinco diferentes demandas. Uma delas veio da empresa Fatturi Pré-moldados e Engenharia, dirigida pelo egresso da Urcamp, engenheiro Gustavo Scherer Fatturi Pires. A empresa é responsável pelo aterro que vai dar lugar a uma das maiores usinas fotovoltaicas construídas em Bagé, cuja instalação é desenvolvida na localidade de Passo dos Peres, 450, na periferia da cidade. O trabalho do laboratório, neste caso, consiste em verificar o grau de compactação do aterro, o que exige visitas no local.

“Nós temos o único laboratório de ensaios de material de construção em toda a região, isso nos permite medir a importância dos nossos resultados para a qualidade e segurança das obras ao longo deste tempo todo”, informa o responsável técnico do laboratório, professor Ronald Rolim de Moura. Uma dimensão importante do trabalho do laboratório é o espaço acadêmico que ele gera. “Aqui a gente recebe estagiários, alunos da Urcamp que pesquisam para o Trabalho de Conclusão de Curso e muitos projetos integradores que apresentam soluções para demandas reais da comunidade”, conclui Rolim, lembrando que o espaço também é utilizado para alunos de pós-graduação de diversas instituições de Ensino Superior que utilizam o laboratório da Urcamp para elaboração de seus mestrados e doutorados.