Curso de Jornalismo da Urcamp promove visita técnica aos veículos de comunicação de Porto Alegre

Dentro do roteiro, estavam presentes rádios, jornais e assessorias da capital.

Para alguns estudantes, as férias significam expandir os horizontes. Durante os dias 22, 23 e 24 de Julho, os acadêmicos do curso de Jornalismo da Urcamp estiveram na capital gaúcha para conhecer pontos culturais e veículos de comunicação que marcam a trajetória do estado. 

No roteiro organizado pelos próprios estudantes e professores da graduação, foram visitados pontos turísticos importantes na história do jornalismo na região. Na sexta-feira, os acadêmicos estiveram na Assessoria Esportiva do Clube Internacional, Sede da Gaúcha ZH, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Correio do Povo, Rádio Guaíba e no Podcast O Bairrista. 

Já no segundo dia de visitações, a manhã esteve reservada para a RBS TV, onde os estudantes conheceram os estúdios dos programas JA, Globo Esporte e Galpão Crioulo, além de acompanhar as gravações do programa #PrevisãoDoTempo, apresentado pelo Jornalista Marco Matos. 

Durante a tarde de sábado e domingo, a agenda se tornou cultural e histórica. Os alunos marcaram presença na Fundação Iberê Camargo, Museu da Comunicação e na Casa de Cultura Mário Quintana, itinerário que buscou promover a crítica e conhecimento histórico importantes na profissão.

Além de vivenciar o mundo jornalístico, foi momento de aproximar os colegas, visto que esta será a primeira viagem pós-pandemia do curso. São estudantes de diferentes turmas e campi, que agrega desde o presencial até o EAD. De acordo com o Coordenador da graduação, Glauber Pereira, o curso já carrega uma tradição de promover e incentivar a participação em eventos. “Nós aproveitamos este espaço para realizar visitas técnicas em veículos importantes da Capital Gaúcha, mantendo a relação de conhecer e observar o trabalho de outros veículos”, conclui. 

Fotos e vídeos realizados durante as visitas técnicas estão disponíveis em @UrcampOficial e @JornalismoUrcamp no Instagram.