Curso de Nutrição da Urcamp potencializa o desempenho dos atletas do Guarany
O Curso de Nutrição da Urcamp desenvolve um projeto de acompanhamento nutricional dos jogadores do Guarany Futebol Clube com o objetivo de melhorar a performance, o desempenho e a qualidade de vida dos atletas. O trabalho inclui ações práticas de educação nutricional, avaliação física da composição corporal, atendimento coletivo e personalizado, especialmente para os atletas que necessitam melhorar seu rendimento.
A coordenação do projeto está a cargo da professora do curso, a nutricionista Cássia Medeiros, que conta com o apoio de egressos da instituição, como a nutricionista Gabriela Cesar e o egresso Thomas Cardoso, além da participação das acadêmicas Vanessa Leite dos Santos, Laura Lacerda Paz dos Santos e Elen Zamberlan Seccon. A equipe realiza avaliações mensais para monitorar a evolução do perfil nutricional e a curva de rendimento de cada jogador, proporcionando um suporte contínuo e eficaz.
Durante o desenvolvimento do trabalho, a equipe de nutricionistas também acompanha a alimentação dos atletas no refeitório do clube, sugerindo ajustes alimentares e monitorando o uso de suplementação e hidratação adequadas. Além disso, o projeto se destaca pelo desenvolvimento de pesquisas científicas, como no caso da acadêmica do 9º semestre Elen Seccon, 22 anos, que se dedica à elaboração de um artigo sobre o percentual de desidratação dos atletas durante os jogos. “A oportunidade de trabalhar com os atletas é enriquecedora, pois conseguimos aplicar os conhecimentos adquiridos na prática e também perceber o impacto que o acompanhamento nutricional tem no desempenho deles. Estou focada na parte de produção científica, na criação de um artigo sobre a desidratação dos jogadores”, comenta.
O projeto também representa uma importante oportunidade de aprendizado para os acadêmicos de nutrição, como explica Vanessa Santos, 28 anos, que está no 5º semestre. "Fazer parte desse trabalho com o Guarany tem sido uma experiência incrível e enriquecedora. Estamos acompanhando de perto a alimentação dos atletas e aplicando na prática os conhecimentos adquiridos no curso. Isso tem sido fundamental para minha formação, permitindo desenvolver habilidades como avaliação nutricional e planejamento de estratégias alimentares", argumenta.
Acadêmica do 3º semestre, Laura Lacerda, 19 anos, também compartilha sua experiência no projeto, destacando o aprendizado adquirido na área de hidratação dos atletas. "Estamos trabalhando com os nutricionistas sobre a hidratação antes, durante e após os jogos. Está sendo uma experiência muito boa, pois estamos aprendendo e ampliando nosso olhar sobre outras áreas da nutrição esportiva. Além disso, a experiência está sendo muito importante para nosso crescimento acadêmico, pois estamos vendo a aplicação prática do que aprendemos."
A experiência prática no Guarany também é valorizada por Thomas Cardoso, egresso do curso e participante do projeto. "Minha experiência no Guarany começou em 2022 como estagiário. Agora, voltando em 2025, vejo o clube evoluindo, com uma estrutura cada vez melhor para os atletas. Isso agregou muito à minha formação, tanto como aluno quanto agora como profissional. A experiência me permitiu conhecer pessoas de fora, profissionais da área e da comissão técnica, o que é muito importante para minha carreira."
O projeto de nutrição esportiva da Urcamp no Guarany Futebol Clube, além de beneficiar os atletas com um acompanhamento nutricional de qualidade, também contribui significativamente para a formação acadêmica dos futuros profissionais da área de nutrição.