20ª Semana de Ciência e Tecnologia e Congrega Urcamp encerram com sucesso

por Róger S. Nobre - Acadêmico de Jornalismo

A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o Congrega Urcamp encerraram na noite de quinta-feira, dia 21. Mesmo que essa edição tenha ocorrido em uma época fora do usual, ainda assim contou com uma ótima avaliação geral das professoras organizadoras do evento, Tamyris Ramos dos Santos e Rosete Aparecida Gottinari Kohn, bem como do reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança. A iniciativa teve, em sua programação, apresentações internacionais, presenciais e onlines, além de trabalhos e oficinas. A atividade ainda contou com a exposição dos estandes do curso, com a visita de estudantes de diversas escolas da cidade.

Rosete, em sua avaliação final, se mostrou surpreendida e com sentimento de gratificação de todo o trabalho realizado para a organização do evento. "O número de alunos superou nossas expectativas. Ffizemos um trabalho incansável de divulgação nas escolas, vieram todas por onde nós passamos, inclusive as rurais. Tivemos alcance em locais nunca antes atingidos. Todos os eventos tivemos muitas participações, palestras incríveis dentro da temática. Tivemos associações e comunidades de artesãs, também produtoras de agricultura familiar, então foi um festival diferente. A universidade fez seu papel de universo para todos. Estamos felizes, esperando pela próxima", declarou.

Tamyris, por sua vez, salientou o diferencial da edição e fez uma análise abordando o intuito do projeto: "Fazia muito tempo que não tínhamos um evento presencial na Urcamp, para nossa comunidade acadêmica. Esse ano, o Congrega teve um diferencial, ele foi um subevento dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um projeto do SNCT e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, onde nosso planejamento foi aprovado. Isso mostra que é um evento muito consagrado dentro da nossa universidade, que todo trabalho que aconteceu em todos os anos, tem seu valor. Minha avaliação está no cumprimento do objetivo, que era a popularização da ciência para o ensino básico, e para as escolas da nossa região. Estou muito feliz e agradecida com a presença de todos. De forma geral a avaliação desse Congrega é 100% positiva", exaltou.

O reitor, por sua vez, disse ter ficado entusiasmado com a edição e destacou os impactos na vida de todos os envolvidos: "Inovar, trazendo o maior evento científico da Metade Sul, para o primeiro semestre do ano, de fato foi um grande acerto. Tivemos mais de dois mil estudantes visitando os estandes da feira das profissões, todos os dias. Muitos alunos da graduação envolvidos junto a seus professores em equipes de trabalho muito bem organizadas e pensadas para melhor acolher todos que passaram pela Urcamp nesta semana incrível. Posso dizer que o Congrega não poderia ter sido melhor. Agradecendo às coordenadoras do evento, agradeço a toda equipe docente, discente e de colaboradores que tornaram o evento possível. Foi um sucesso e deixa marcas profundas e maravilhosas na vida de todos", concluiu Bragança.