Urcamp utiliza plataforma digital e ministra aulas com sucesso

Desde a semana passada a Instituição ministra aulas online, no mesmo horário em que aconteceriam as aulas presenciais. O modelo tem a aprovação da grande maioria dos alunos.
Quando a prefeitura de Bagé decretou estado de calamidade, através de um decreto municipal, por conta dos primeiros casos confirmados de COVID-19, a Urcamp deu início à implantação de um modelo acadêmico online, para conectar professores e alunos. Os resultados surpreenderam até mesmo a gestão, que viu manifestações positivas dos próprios alunos, através de depoimentos aos professores e nas redes sociais da Instituição.

A Reitora Lia Quintana reforçou a importância de dar seguimento às atividades, sem abrir mão da prevenção. “Foi o formato que encontramos de dar prosseguimento em nossas atividades, mantendo a proteção dos alunos e a nossa e dessa forma, não prejudicar o calendário acadêmico”, explica a gestora.

O acadêmico de Farmácia Victor Vidal Gonçalves, diz que este método é o mais apropriado em tempos de confinamento. “Serão dias semanas difíceis, mas tudo para evitar um maior número de infectados, então, as aulas online além de serem mais interativas e interessantes em vários aspectos, nos trouxe mais segurança, em relação a tudo isso que está acontecendo”, justifica.

A Pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux, relata que a Instituição se preparou para esse momento. “A Urcamp está preparada para esse momento que estamos vivendo, já que nossos professores possuem formação docente de forma continuada. Nossos alunos estão tendo aulas online nos mesmos horários que teriam no presencial, com os professores acompanhando todo o tempo. Lembrando não são aulas EAD, porque não estamos apenas postando conteúdos, estamos juntos com aluno, ensinando e auxiliando durante as aulas”.

As atividades online permitem o uso de tecnologias ativas, oportuniza a troca de experiências, vivências, com a mesma interatividade das aulas presenciais, uma vez que o desenvolvimento de competências podem ser construídos com interação virtual.

As aulas estão sendo ministradas, de maneira integrada, em todos os campi.

O acadêmico Felipe de Matos Pinheiro, que cursa Medicina Veterinária em Alegrete, relata que a iniciativa de manter as aulas, ajuda também a manter o psicológico. “Dentro do atual cenário que estamos vivendo é um ótimo recurso poder ter aula online, a gente tira a tensão”.

Para o vice-reitor Fábio Paz, a Urcamp inovou em metodologia de ensino já no ano de 2019, com a implantação da Graduação I. “Foi inovadora ao aliar tecnologia e ensino de uma forma prática e objetiva, nossos professores foram capacitados constantemente durante esse período para que pudessem aplicar metodologias ativas para uma aula mais dinâmica, interativa e com foco no estudante. Agora nesse momento de crise que estamos passando, estamos focados em continuar nossas atividades com qualidade, pois sabemos que estamos preparados”, avalia.

Paralelo a este cenário o curso de Psicologia, sob a orientação da professora Silvia Vargas, criou uma página no facebook, orientando a comunidade acadêmica e prestando auxílio psicológico a quem necessite, em decorrência da pandemia.

A Urcamp, vai continuar operando, resguardando alunos, professores e funcionários, porque é preciso seguir em frente.