Urcamp é a Instituição de Ensino Superior mais lembrada pelos Bajeenses

A Instituição mais antiga da região mais uma vez foi a mais lembrada na pesquisa ACIBA e vai receber pela 19ª vez consecutiva, o prêmio Distinção Empresarial.

A entrega do prêmio aconteceu no Clube Cantegril e contemplou 121 empresas que se destacaram em Bagé nos seguintes seguimentos: empresas industriais, comerciais, prestadores de serviço e profissionais liberais das mais diferentes áreas de atuação.

Inclusive, o Jornal Minuano produziu uma revista especial, cujo conteúdo pode ser acessado pelo seguinte link: https://online.fliphtml5.com/oowfm/oppp/#p=1.

Desde 2002, a Urcamp aparece como Instituição de Ensino Superior mais lembrada, assim como o Jornal Minuano, que mantém a preferência dos bajeenses como veículo de comunicação impresso. O Presidente da Fundação Átilla Taborda e reitor da Urcamp, professor Dr. Antônio Evanhoé Sobrinho, atribui o resultado ao forte trabalho social que a Instituição desenvolve, desde sua criação, há quase 70 anos, na região. “Esse prêmio nos honra, porque reforça a nossa marca comunitária. O trabalho que a Urcamp desenvolve através do Hospital Universitário, que atende pelo SUS, os nossos museus Dom Diogo de Sousa e Museu da Gravura Brasileira, que resguardam a nossa história e levam cultura até as pessoas de forma gratuita, a Casa da Menina que mantemos com muito foco, através do compromisso que temos com meninas que estavam em situação de risco e lá damos a elas toda a estrutura de um lar, do Núcleo de Práticas Jurídicas que leva assistência jurídica gratuita às pessoas, e, não é pouco, são mais de seis mil atendimentos na região ao ano. Além do nosso ensino de qualidade reconhecido e comprovado pelos profissionais altamente capacitados que largamos, há anos, no mercado. Isso tudo, acredito, é o que faz com que sejamos lembrados pela população em primeiro lugar. O que muito nos orgulha”, justifica.

Outro fator que a gestão credita a esta preferência é o foco constante na inovação, na pesquisa e extensão. “A busca pelo novo nos motiva sempre. Nossos professores com titulações de mestres e doutores, buscam uma aula diferenciada, estimulam o nosso aluno, desde o Ensino Básico, através dos nossos colégios em Alegrete, São Gabriel, Sant´ana do Livramento e Dom Pedrito, até a graduação, a trabalhar e se interessar pela pesquisa. Isso torna nosso aluno muito mais preparado para a profissão que ele escolheu e vai aturar no futuro”, aponta o reitor.

O vice-reitor, professor Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, é outro entusiasta e reforça a imagem da Urcamp com seu caráter regional. “Este prêmio traduz a representação do sentimento da população de que a Urcamp não somente tem sua sede em Bagé, mas sim, é órgão vital da comunidade, formando gerações que hoje fortalecem a economia regional e alicerçam os pilares intelectuais que sustentam toda esta terra”, aponta.

O trabalho entre coleta de dados e pesquisa, realizado tradicionalmente pela Consultoria Jr, começou em maio e se estendeu até outubro de 2023, quando foram ouvidas 1.440 pessoas. Para que os dados fosse fidedignos, a cidade de Bagé foi dividida em oito zonas, o que abrangeu no total 86 bairros para a realização da pesquisa.

Hoje, a Urcamp conta com 18 cursos de graduação e mais de 20 cursos em formato EAD. A novidade são cursos livres de qualificação on-line, que a Urcamp está projetando para ofertar já para 2024 com valores acessíveis em áreas onde existe uma demanda reprimida para a região.

A Urcamp permanece com inscrições para o ingresso de alunos no ano letivo de 2024, através do site: urcamp.edu.br. Dúvidas e outras informações sobre formas de ingresso e benefícios, podem ser obtidas pelo whatssapp da Instituição, no 3242 8244, com atendimento pela Central do Aluno nos três turnos.