Dia de Campo mobiliza mais de 200 participantes no Campus Rural da Urcamp

Em Urcamp | Por Yuri Cougo Dias

Um público de mais de 200 participantes movimentou o Campus Rural na tarde de quinta-feira, 23. Professores e acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária (coordenado pela professora Paula dos Santos) e Agronomia (coordenado pela professora Ana Bicca) apresentaram diversas práticas do campo e da rotina do dia a dia que envolve o ambiente das profissões e o que se pode esperar em cada curso.

Dentre os participantes, destaque para a grande presença de estudantes. Estiveram presente uma escola técnica de Cachoeira do Sul; alunos do curso de Assistente Veterinário, de Pinheiro Machado; além de estudantes da Escola Carlos Kluwe. Também participou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o curso Manejo Reprodutivo de Ovinos.

Além das demonstrações propriamente feitas pelos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, o Dia do Campo da Urcamp também contou com a participação de instituições e empresas parceiras. Entre elas, a Embrapa Pecuária Sul apresentou algumas cultivares de forrageiras desenvolvidas com o objetivo de ampliar a oferta de espécies forrageiras para o produtor, bem como o uso das mesmas em mesclas. Um dos destaques apresentados foi a cultivar de capim-sudão BRS Estribo, lançada há dez anos e que vem se consolidando como uma alternativa de forrageira para a pecuária de corte e de leite na região Sul do Brasil. Estiveram presentes, pela Embrapa, Marco Antônio Karam (engenheiro agrônomo); Antônio Flávio de Oliveira Preza (cargo: assistente) e Álvaro Moraes da Fonseca Neto (cargo: analista, médico veterinário).

No Dia de Campo uma planta de capim-sudão BRS Estribo foi exposta de maneira a permitir que os estudantes pudessem observar toda a sua estrutura, desde as folhas até a formação do sistema radicular, caracterizado por sua densidade e profundidade, fatores fundamentais para estruturação do solo.

Fora as práticas demonstradas por cursos, instituições e empresas, destaque, também, para a apresentação do canil do 3º Pelotão de Polícia do Exército Mecanizado.