Lia Quintana recebe comenda de Ordem do Mérito Ministério Público Militar em Brasília

Entre as 122 personalidades do país a receberem a medalha, a reitora da Urcamp é a única indicada da área de ensino superior.

A reitora do Centro Universitário da Região da Campanha, professora Lia Maria Herzer Quintana, recebeu, na noite desta quarta-feira, 24, a Ordem do Mérito Ministério Público Militar, em Brasília, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça Militar. Na solenidade, a também presidente da Fundação Attila Taborda, dentre os 122 homenageados, foi a única indicada enquanto Instituição de Ensino Superior.

Lia Quintana, além de reitora da Urcamp e presidente da FAT, é presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Campanha), primeira vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), e conselheira da Câmara de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

O evento de Outorga das Comendas da Ordem do Mérito Ministério Público Militar 2020/2021 foi realizado no Auditório Subprocuradoria-Geral de Justiça Militar Adriana Lorandi. As homenagens foram segmentadas em Grã-Cruz, Grande Oficial, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços. A reitora da Urcamp foi, incluindo todas as categorias de condecoração, a única agraciada que representa uma Instituição de Ensino Superior, carregando consigo a Região da Campanha e Fronteira Oeste do estado do Rio Grande do Sul, a um lugar de destaque no Distrito Federal.

A Urcamp vem sendo parceira do Ministério Público Militar em diversas áreas, como, por exemplo, convênios de estágio e pelo fato da Instituição Comunitária sempre atender aos pedidos de cedência de espaços em salas de aula para a realização de provas, tanto de estágio, como as provas de concurso para Promotor de Justiça Militar. Foi a partir deste laço que a Urcamp, na pessoa da reitora da Lia Quintana, foi indicada para receber a Comenda Ordem do Mérito. De acordo com o MPM, “nesta edição, serão agraciadas com medalha 122 personalidades que desenvolveram atividades relevantes em prol do País e da Instituição. Também serão condecorados com a Insígnia da Ordem os estandartes do Conselho Nacional do Ministério Público, da Controladoria-Geral da União e da Escola Superior de Guerra”.

“A Urcamp vem se preparando para este novo cenário, antes mesmo de precisarmos nos reinventar em tempos de pandemia. Conseguimos antecipar uma demanda que não é apenas regional, mas global, no que diz respeito não só à educação, mas ao desenvolvimento econômico e social da população. Trouxemos a prática para dentro da sala de aula e elevamos nosso acadêmico para o papel de protagonista, cuja competência está diretamente relacionada à inovação e à tecnologia. Esse ecossistema nos coloca em destaque e fico imensamente feliz pela honraria que me foi concedida pelo Ministério Público Militar que é um órgão parceiro da Urcamp, mas, também, por continuar trazendo comigo o nome de nossa Instituição para Brasília e aos olhos de todos que aqui estão presentes”, relatou Lia Quintana.