Urcamp e CRCRS marcam dia do contador com atividades comemorativas

As coordenações dos Cursos de Ciências Contábeis do Centro Universitário da Região da Campanha, através dos Prof. João Cleber Lopes em Alegrete e Prof. Marcus Chaves em Bagé, promoveram o encontro virtual comemorativo ao Dia do Contador, às 21h de forma virtual com a participação de alunos, professores, coordenadores de cursos, e dos delegados e conselheiro do CRCRS de Alegrete e Uruguaiana, região de abrangência da Urcamp.

Os estudantes tiveram a oportunidade de assistir as atividades relativas às comemorações, que iniciaram às 9h da manhã, com o evento de Apresentação do Programa Contador Parceiro, da Plataforma UNIO e dos Editais de Credenciamento do SEBRAE, com a participação da Presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues.

Seguida a palestra de LGPD – Impactos e Oportunidades para os Profissionais da Contabilidade, com Luiz Carlos Zancanella Presidente do Conselho de Administração da Safeweb, moderada pela Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Tatiani Margutti Brocca Pedrotti.

Os acadêmicos foram agraciados com os pronunciamentos dos senhores representantes das Delegacias do CRCRS de Alegrete, José Luis Alves Pinheiro, de Uruguaiana, Alessandro Urquiza Pavanato e do Conselheiro do CRCRS, Região Campanha e Fronteira Oeste, Carlos J. S. Bilheri, onde divulgaram importante evento internacional da classe contábil que ocorrerá em outubro na Capital gaúcha, a XVIII Convenção de Contabilidade do RS e XXXIV Conferência Interamericana de Contabilidade.

Os convidados evidenciaram a importância da profissão contábil e mencionaram a necessidade de participação em eventos de Educação Continuada do CFC/CRCs, na valorização e pertencimento por parte de alunos e profissionais do curso que escolheram e a necessidade de divulgarmos que, a profissão Contador, nunca será extinta, pois as pessoas, empresas necessitam da suporte permanente do Contador para interpretar e gerenciar seus patrimônios com excelência, onde foi frisada a Campanha Nacional ESSENCIALIDADE.

Em Santana do Livramento, o evento organizado pela Coordenadora do Curso, Profª Rita Jorge e os Professores Jesus Flores e Rosemery Silva, reuniu acadêmicos, professores e egressos em um ambiente virtual, visando integrar a comunidade acadêmica com o mercado de trabalho, trazendo egressos para uma “roda de conversa”, onde expuseram sobre a trajetória acadêmica e profissional, revivendo memórias e reforçando a identidade do curso de Ciências Contábeis.

Os participantes atuam em diferentes áreas, no setor privado (em escritório contábil e empresa) e no setor público. Participaram da “roda de conversa” os egressos do curso de Contábeis de Sant’Ana do Livramento, Karen Clips, com MBA em Contabilidade com ênfase em tributos, Professora na empresa Senac, Gerente Administrativa na empresa Paulo da Cunha Construções, Fabiane Peres da Silva, Especialista em Planejamento Tributário e Operações Societárias pela Faculdade Brasileira de Tributação – FBT, e Luan Martins Moreira Jequis, atuando como Coordenador da fiscalização de Comércio e Posturas, da Secretaria Municipal da Fazenda, sendo um dos responsáveis pela implantação do programa “Nota Fiscal Santanense”, que visa conscientizar o cidadão sobre a importância social do tributo.

Eventos como esse são de extrema importância para a formação de profissionais aptos a atuarem em diferentes contextos. Ajudam a mostrar para o acadêmico como a profissão do contador é dinâmica e atraente. Se tornando importantes devido a troca de conhecimentos e experiências, além de valorizar o profissional contábil.