Acadêmicos de Medicina Veterinária da Urcamp apresentam produtos artesanais
Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Urcamp colocaram em prática, na manhã desta terça-feira, 24, os conhecimentos adquiridos no quinto módulo, de Saúde Pública, ao realizarem uma exposição de produtos artesanais. A atividade, orientada pela professora Caroline Roehrs, desafiou os estudantes a desenvolverem alimentos inovadores de origem animal, com foco em segurança sanitária, qualidade e criatividade.
Durante a manhã, os estudantes apresentaram produtos desenvolvidos a partir de carne, leite, ovos e mel, com foco na criação de itens inovadores e que, muitas vezes, não são encontrados no comércio tradicional. Para validar o processo, uma análise sensorial foi realizada, na qual 20 avaliadores não treinados participaram da degustação, atribuindo notas para sabor, textura, aparência, aroma e, principalmente, se estariam dispostos a comprar os produtos caso estivessem disponíveis no mercado.
A professora Caroline explica que a proposta busca reforçar o papel do médico veterinário na saúde pública, especialmente na fiscalização sanitária e no controle de qualidade dos alimentos de origem animal. “Trabalhamos durante todo o semestre sobre produção, fiscalização, higiene sanitária e os cuidados para a saúde coletiva. Essa atividade encerra o nosso componente curricular, em que eles colocam todo esse conhecimento em prática, desenvolvendo um produto inovador”, destacou.
A iniciativa também abre portas para a criatividade e, em muitos casos, para o empreendedorismo. A professora conta que a dinâmica é aplicada há oito anos — desde quando lecionava no campus Alegrete, também no curso de Medicina Veterinária. Ela relembra, inclusive, que um ex-acadêmico desenvolveu, na atividade, um hambúrguer artesanal.
A experiência foi tão marcante que ele decidiu transformar o projeto em um negócio, abrindo uma hamburgueria em plena pandemia. “Além de exercitarem o olhar técnico sobre segurança dos alimentos, eles percebem que podem inovar, criar produtos e até abrir seu próprio negócio”, ressalta Caroline.
Entre os produtos apresentados nesta edição estavam queijos diferenciados, embutidos artesanais, doces à base de leite, ovos processados e até combinações inusitadas com mel. A atividade é realizada sempre nas últimas semanas do semestre.