Curso de Medicina Veterinária da Urcamp recebe visitação de alunos do Ensino Médio

Alunos de um curso técnico em Medicina Veterinária conheceram a estrutura e os laboratórios da Fazenda Escola, no Campus Rural da Urcamp, em Bagé.

Os 28 alunos do Ensino Médio de Candiota tiveram uma tarde diferente nesta sexta-feira, 24. Acompanhados pelo professor Marcelo Beck Duarte, médico veterinário egresso do curso de Medicina Veterinária da Urcamp, eles conheceram a Fazenda Escola, no Campus Rural da Urcamp, há 10 km da cidade.

Os estudantes tiveram acesso aos laboratórios, Hospital Veterinário, Instituto de Anatomia e ainda conheceram o corpo docente do curso. Uma experiência que estimulou o imaginário de quem sonha ser um médico veterinário. É o caso de Ranieri Acosta, 16 anos. Ele cursa o 2º ano do Ensino Médio e desde os cinco anos de idade já sabe a profissão que vai trilhar. Depois de conhecer a infraestrutura da Urcamp, decidiu onde cursará no futuro, a tão sonhada graduação de Medicina Veterinária. “Quero trabalhar com animais de grande porte, no caso, cavalos. Eu adorei o que vi aqui, quero tentar o Enem e estudar na Urcamp”, revela o estudante.

A visita foi uma ideia do professor, que passou cinco anos convivendo com toda a estrutura que o Campus oferece, no sentido de aproximar os alunos da profissão. Marcelo formou-se na Urcamp em 2017. “Aqui eles conseguem enxergar a prática, ter uma noção do que é o curso e do que vivenciarão, porque todos eles sonham em ser veterinários. E a Urcamp tem um grande diferencial, que é a infraestrutura e os professores, em sua grande maioria, de doutores”, relata.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Urcamp, professora Paula Santos diz que receber futuros alunos é gratificante. “Eles estão concluindo o Ensino Médio e virem para dentro da Universidade, é muito enriquecedor. E o nosso papel é esse, poder colaborar com a extensão e ensinar um pouco da prática que eles vão ver logo ali na frente”, conclui.

O Curso de Medicina Veterinária da Urcamp é um dos mais tradicionais com mais de 50 anos de atuação em toda a região.