Urcamp volta às aulas com acolhimento especial aos estudantes

Recepção calorosa marcou o retorno das atividades acadêmicas, na última quinta-feira, em toda a Urcamp. Em Bagé o prédio central voltou a ter a efervescência que tinha antes da pandemia. O retorno presencial movimentou o em torno da Instituição e as instalações internas, com corredores lotados e um saguão cuidadosamente decorado para receber os alunos novos e veteranos.

Uma das novidades foram os balões surpresas com papéis dentro, que indicavam diferentes brindes. Assim que estourava o balão, o estudante recebia o presente correspondente ao bilhetinho. Foram mais de 60 kits da Cacau show, além de outros mimos, agraciados pelas empresas Cema Isquierdo Eventos; Fina Estampa; Hering Bagé; Angélicas Pratas e Folheados e Garupa Bagé.

Flaviane Albano Gusmão foi uma das contempladas. Entusiasmada, ela está ingressando no curso de Psicologia. “Eu fiquei encantada, uma recepção indica que o ano vai ser bom. Escolhi essa graduação porque minha mãe também fez Psicologia aqui. Sei da qualidade do curso, então, quero seguir os passos dela”, justifica.

Já Jorge Gabriel de Quados optou pelo curso de Sistemas de Informação. Ele veio de Candiota e ficou entusiasmado com o que viu. “Achei uma ótima recepção. Sempre ouvi falar que a Urcamp é excelente. Chegar e ser recebido assim já dá um novo ânimo para começar”, pontua.

Outro atrativo da noite foi a Câmera 360 Graus no saguão, da TN Produtora, em que os estudantes puderam brincar com vídeos divertidos e publicar nas redes sociais. Tudo de forma animada e descontraída. Os vídeos também serão exibidos nas plataformas digitais da Urcamp.

O reitor, professor Antônio Evanhoé Sobrinho, o vice-reitor, professor Guilherme Cassão Marques Bragança e a Pró-reitora de Ensino, professora Marília Barbosa, fizeram uma fala de boas-vindas aos estudantes. Uma saudação cheia de esperanças para o início de semestre. “É um prazer receber os alunos nessa Urcamp que está de cara nova. Estamos muito felizes em realizar este acolhimento para alunos, professores, funcionários. Nós estaremos à disposição de vocês nesses próximos quatro anos, trabalhando dia e noite para tornarmos a Urcamp cada vez melhor. Estamos com muitas ideias e muita coisa boa vem por aí”, adiantou o reitor. A gestão atual assumiu em dezembro de 2022 e vem trabalhando para reaparelhar os cursos, laboratórios e projeta investimentos nas graduações.

Ao final, os estudantes foram recepcionados com um coffe breack numa das salas de convívio da Urcamp. Os alimentos foram possíveis graças a uma parceria com os supermercados Nicolini, Distribuidora São jerônimo e Padaria Gula. Dessa forma, não houve recursos da Instituição empregado na recepção. Os convênios e parcerias com empresas da região também são um formato novo de atuar da gestão atual.

Recepção nos campi

Os demais campi também realizaram recepções. Em Sant´ana do Livramento, os novos alunos foram guiados pro professores e gestão para conhecer as dependências do Campus. Eles tiveram acesso a Técnicas de Estudo com o professor Maurício Braz. Em seguida, os acadêmicos foram apresentados aos coordenadores de cursos, conheceram o portal do aluno e plataformas, ganharam um coffe-break e, por último, participaram do sorteio de brindes dos patrocinadores.

Já em São Gabriel, os alunos foram recebidos no Salão de Atos, com a palestra “Voz e Oratória para a Comunicação de Sucesso”, com Patrícia Cáceres. A recepção ainda contou com uma apresentação de dança e brindes.

No Campus Alegrete, a recepção será nesta segunda-feira, 27.