Hospital Universitário receberá R$1 milhão em emendas de Mainardi e Paulo Pimenta para investimento em energia solar

Por Melissa Louçan/Jornal Minuano

O deputado estadual Luiz Fernando Mainardi anunciou, na tarde da última sexta-feira, 20, ao reitor da Urcamp, Antônio Evanhoé Sobrinho, a indicação de emendas para a área da saúde para o ano de 2024, as quais irão beneficiar o Hospital Universitário. O indicativo foi feito pelo parlamentar durante o processo de elaboração do orçamento da Assembleia Legislativa para o próximo ano.
O parlamentar disponibilizou uma emenda destinada à área da saúde no valor total de R$ 1 milhão. Este montante será dividido entre a Santa Casa de Caridade de Bagé, que receberá R$ 500 mil, e o Hospital Universitário, mantido pela Fundação Áttila Taborda, que também será contemplado com R$ 500 mil.

Além disso, o deputado federal, atualmente ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, destinou um montante adicional de R$ 500 mil ao Hospital Universitário, totalizando, assim, R$ 1 milhão em recursos para a instituição de saúde.

O deputado Mainardi ressaltou a finalidade específica desses recursos, afirmando: "Esse recurso é de um compromisso que assumimos com o reitor para fazer a produção de energia solar para abastecer o Hospital Universitário e Urcamp", diz.

Ele acrescentou que, à medida que o projeto avançar, poderão ser destinados mais recursos para cobrir 100% das despesas com energia, seja por meio de uma nova emenda de Mainardi ou de Pimenta.

O projeto de construção de uma usina solar para o Hospital Universitário tem um custo estimado de R$ 750 mil e deve gerar uma economia mensal superior a R$ 50 mil para a Fundação Áttila Taborda. O reitor Evanhoé Sobrinho enfatizou: "Esse projeto vai gerar uma economia que nos possibilitará pagar algumas contas antigas. Então, tem duas vantagens aí. Temos contas históricas que não estão pagas, e essa iniciativa vai nos ajudar a regularizá-las", finalizou.