Jogos pedagógicos e história local marcam terceiro dia da Semana Acadêmica da Pedagogia da Urcamp
A terceira noite da Semana Acadêmica do curso de Pedagogia da Urcamp, realizada na quarta-feira, 21, teve como destaque a palestra da pedagoga Creuza Melendrez Brião, intitulada “Do Passado ao Presente: explorando Bagé por meio de jogos”. O encontro ocorreu na Brinquedoteca Veda Lucinda e reuniu estudantes, professores e profissionais da educação para uma noite de valorização do patrimônio cultural local.
A palestra foi baseada no trabalho de conclusão de curso de Creuza, defendido em 2021, sob orientação da professora doutora Clarisse Ismério, que atualmente é coordenadora do curso de Pedagogia. O estudo resultou na criação de um jogo pedagógico voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no patrimônio cultural de Bagé. A proposta alia a gamificação e a ludicidade ao processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma abordagem ativa e significativa em sala de aula.
"A gamificação, enquanto metodologia ativa, aliada à ludicidade, possibilita uma aprendizagem prazerosa e significativa sobre o patrimônio cultural da cidade, que auxilia na formação via educação patrimonial", destaca a palestrante. Ao apresentar o jogo, Creuza evidenciou a seriedade e a complexidade da pesquisa em educação, mostrando como ferramentas lúdicas podem contribuir para o ensino de história e cultura local de forma envolvente e eficaz.
Egressa da Urcamp, Creuza Melendrez Brião é pedagoga, com pós-graduação em Alfabetização e Letramento pela mesma instituição. Atua como profissional de apoio especializado, com foco no atendimento educacional especializado, contribuindo para o desenvolvimento e inclusão de estudantes com necessidades específicas.
Entre os presentes, a palestra foi recebida com entusiasmo. A acadêmica do curso de Pedagogia EaD, Pâmela Medeiros dos Santos, ressaltou o impacto da apresentação. “A palestra da Creuza foi encantadora. Impossível não se prender aos temas transversais e interdisciplinares envolvidos no jogo, enquanto viajávamos na rica história cultural da nossa cidade. O trabalho desenvolvido por ela proporciona cultura, aprendizagem e estimula a busca por mais conhecimento sobre a história local”, enfatiza.