Inovação é tema da Aula Inaugural dos cursos EAD da Urcamp

Diferente do modelo presencial que iniciou o ano letivo na semana passada, nesta segunda, 21, foi a vez dos cursos da modalidade em EAD da Urcamp, começarem os trabalhos acadêmicos.

A Aula Inaugural on-line ficou a cargo do Gerente de Campus e Inovação da Urcamp, que também é CEO e um dos criadores da Startup Y, professor Leandro Rocha Pires. Ele levou aos estudantes um tema cada vez mais atual nos dias de atuais - Tecnologia e Inovação, através de um link sobre sturtaps. A intenção foi mostrar caminhos que facilitem entender inovação e como levá-la para a profissão escolhida pelos estudantes, através dos cursos de graduação da Urcamp.

Pires conseguiu traçar um comparativo entre o modelo de uma Sturtap e de uma empresa convencional. Na Sturtap, descreveu que o foco está nos modelos de negócios de crescimento rápido, escaláveis e que desenvolvam produtos. Outra diferença é que a sturtap tem o digital como centro dos negócios, já as empresas tradicionais usam o digital como apoio, um setor, um canal em suas atividades. As vantagens de uma startup, ainda segundo o palestrante, concentram-se em:

- carácter inovador
- processos e times enxutos
- agilidade nas discussões
- foco na avaliação

Dentro de sua fala, Leandro Pires citou a Startup Y como case e demonstrou em sua apresentação, um modelo que montou dentro do projeto. A Y foi criada no ano de 2017.

- Descoberta (a primeira ideia/ fase de pesquisa);

- Modelo de Negócio ( que formato vou ter para girar a chave/ o que vou precisar);

- MPV (Testagem do produto, do serviço oferecido);

- Validação (encaixe do produto/mercados/ começa a venda);

- Escala (foco em crescimento/venda, venda, venda);

- Eficiência ((otimizações para melhorias no processo de vendas/escala de modelo de negócios).

Sobre ter ideias, o professor reforçou uma frase. “As ideias são 10% do sucesso de uma Sturtap, os outros 90% são transpiração”.

Antes da palestra a recepção dfoi feita pela Diretora de Ensino, professora Jane Villaverde Gomes, que enalteceu a qualidade dos cursos e do quadro docente da Instituição para a condução do ano letivo que se inicia. Ela lembrou sobre o cenário atual e como as graduações em EAD da Urcamp, estão presentes na comunidade. “Os cursos de EAD constituem, uma alavanca importante de construção social, de alavanca política, de alavanca econômica para nossa Instituição e dessa forma, também na região”.

A Coordenadora da Graduação i Flex, professora Rita Jorge falou sobre os objetivos do Projeto Integrador, que atua com o aluno na prática desde o início de cada módulo. “Ele visa colocar os conhecimentos teóricos ministrados nos demais componentes e de alguma forma, através de ferramentas, consegue aliar à pratica e assim, possibilita trazer à tona a aplicabilidade do projeto”, finalizou.