Primeira mostra institucional de Psicologia da Urcamp apresenta projetos e estágios dos acadêmicos
O saguão da Urcamp ficou repleto de vida e de conhecimentos na noite desta quinta-feira, 21. Quem percorreu o espaço deparou-se com a Primeira Mostra Institucional do curso de Psicologia. Com foco em propagar as experiências acadêmicas, foram exibidos cerca de 25 banners com os resultados dos Projetos Integradores, Práticas Extensionistas e Estágios desenvolvidos pelos acadêmicos do 1º ao 10º semestre/módulo.
A coordenadora do curso, Silvia Vargas, destacou que a iniciativa tem como objetivo levar as atividades realizadas pelos estudantes para além da sala de aula. “A proposta é oportunizar aos colegas das demais turmas o contato com o que está sendo desenvolvido, assim como aos acadêmicos de outros cursos e à comunidade”, afirmou.
Relatos dos estudantes
Entre os trabalhos apresentados, os acadêmicos Emanoelly Caldas Ferreira e Felipe Crexi da Paz, orientados pela professora Aline dos Santos Silveira, compartilharam suas experiências. Felipe, atualmente no oitavo semestre, relatou o estágio realizado no quinto semestre, que envolveu atuação em psicologia básica, social e hospitalar. “No hospital, atuávamos na triagem, acolhendo os pacientes de forma humanizada e fornecendo informações que ajudavam a equipe médica. Além disso, a experiência ofereceu acompanhamento psicológico breve para pacientes internados, proporcionando mais conforto tanto para eles quanto para seus familiares”, explicou. O trabalho também ressalta os benefícios para os acadêmicos: “Sair do clichê da clínica e atuar em um ambiente hospitalar é uma experiência muito rica, onde lidamos com diversas enfermidades e mostramos como a psicologia pode fazer a diferença”, avaliou.
Já o trabalho apresentado pelos alunos do quarto semestre, Janaína Ferreira e Marher Abdel, orientados por Cláudio P. Louzada, foi desenvolvido na Escola Monsenhor Constabile Hipólito, sob supervisão da diretora Cláudia Freitas. O foco foi um projeto de conscientização sobre bullying. Os acadêmicos detalham como identificaram a necessidade de trabalhar o tema em uma turma específica e implementaram atividades que incentivaram empatia, pensamento crítico e reflexões sobre as consequências do bullying. Utilizaram palestras, dinâmicas e jogos para envolver os alunos e conscientizá-los sobre o impacto do fenômeno, tanto para a vítima quanto para o agressor.
Impacto e integração
A mostra institucional integra estudantes de diferentes semestres, promovendo a interação entre acadêmicos, professores e a comunidade externa. A iniciativa reforça o compromisso da Urcamp com a formação prática e o desenvolvimento de projetos que geram impacto social e comunitário, preparando os futuros psicólogos para os desafios do mercado de trabalho.