Semana Acadêmica de Fisioterapia destaca práticas inovadoras na profissão

Estudantes e profissionais da área trocarão experiências

O curso de Fisioterapia da Urcamp prepara sua Semana Acadêmica para o período de 28 a 31 de outubro, no Salão de Atos do Campus Central, trazendo quatro dias de palestras e minicursos que abordam temas atuais e relevantes para a prática fisioterapêutica. Com a participação de profissionais renomados, o evento é uma oportunidade para acadêmicos e profissionais se atualizarem sobre diferentes áreas da profissão. As inscrições estão abertas até o início das atividades e custam R$ 25,00.

Coordenadora de Fisioterapia da Urcamp, a professora doutora Ana Zilda Ceolin Colpo destaca que a Semana Acadêmica do curso tem como principal objetivo proporcionar oportunidades de aprendizado que vão além dos limites da sala de aula. “São conteúdos e abordagens práticas de diferentes áreas, abrangendo a ampla gama de opções que a Fisioterapia oferece. Assim podemos integrar os discentes de todos os semestres com outros professores e profissionais da área, criando um ambiente de troca de conhecimento e experiências”, contextualiza.

No dia 28 de outubro, a palestra de abertura será "Água e desenvolvimento: o impacto da fisioterapia aquática no paciente com TEA (Transtorno do Espectro Autista)", ministrada por Susana Costallat, especialista em Docência do Ensino Superior e pós-graduada em Intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual. Na sequência, a fisioterapeuta, Gabriele Madeira, falará sobre "Diástase abdominal". Gabriele é especializada no tratamento de diástase, distúrbio comum entre gestantes.

No segundo dia, o evento contará com a participação remota de Carlos Alberto Barreiros, doutor em saúde pública e palestrante de São Paulo, que falará sobre "A neurociência na fisioterapia: aplicação clínica". Esta palestra será transmitida por videoconferência, diretamente do Salão de Atos. Após, Gilmara Barella, graduada em fisioterapia pela Urcamp e pós-graduada em fisioterapia pélvica funcional pela Inspirar, apresentará a palestra "A importância da fisioterapia pélvica na saúde íntima da mulher".

Para o terceiro dia, está prevista uma abordagem da fisioterapeuta Alessandra Moreira Ferreira, pós-graduada em saúde da família e da comunidade pela Urcamp e em saúde do idoso pela UERJ, a respeito de "Reabilitação em pacientes amputados". Mais cedo, a profissional também realizará um minicurso. Ainda na mesma noite, as fisioterapeutas Bruna Costa e Flávia Maciel conduzirão a palestra "A inserção do recém-formado no mercado de trabalho". Bruna, mestra em Educação Física pela UFPEL e pós-graduada em fisioterapia esportiva pela Uninter, atua na área de biodinâmica do movimento humano. Já Flávia também é pós-graduada em fisioterapia esportiva pela Uninter.

No quarto e último dia, Breno Berny Vasconcelos, bacharel e mestre em Educação Física pela UFPEL, atualmente doutorando em exercício físico para a promoção da saúde, ministrará a palestra "Tai Chi Chuan e envelhecimento saudável: uma abordagem terapêutica para idosos". E para encerrar a programação, o fisioterapeuta Rafael Famular, sócio fundador da Upgrade - Centro de Fisioterapia, falará sobre "Abordagem fisioterapêutica em lesões do tendão do calcâneo".

 

PROGRAMAÇÃO

28 de outubro (segunda-feira)
19h – Água e desenvolvimento: o impacto da fisioterapia aquática no paciente com TEA – Susana Costallat – Salão de Atos
20h40 – Diástase Abdominal – Gabriele Madeira – Salão de Atos

29 de outubro (terça-feira)
19h – A neurociência na fisioterapia: aplicação clínica – Dr. Carlos Barreiros – Salão de Atos
20h40 – A importância da fisioterapia pélvica na saúde íntima da mulher – Gilmara Barella – Salão de Atos

30 de outubro (quarta-feira)
14h – Minicurso sobre enfaixamento do coto em amputados – Alessandra Moreira Ferreira – Sala 39 (Ginásio Corujão)
19h – Reabilitação em pacientes amputados – Alessandra Moreira Ferreira – Salão de Atos
20h40 – A inserção do recém-formado no mercado de trabalho – Bruna Costa e Flávia Maciel – Salão de Atos

31 de outubro (quinta-feira)
14h – Minicurso sobre a abordagem fisioterapêutica na cefaleia cervicogênica – Maurício Tatsch Ximenes Carvalho – Sala 39 (Ginásio Corujão)
19h – Tai Chi Chuan e envelhecimento saudável: uma abordagem terapêutica para idosos – Breno Berny Vasconcelos – Salão de Atos
20h40 – Abordagem fisioterapêutica em lesões do tendão do calcâneo – Rafael Famular – Salão de Atos