Curso de Jornalismo recebe Marcelo Barcelos para conversa sobre Inteligência Artificial
Abordando a tecnologia e inteligência artificial para o benefício da comunicação, o curso de Jornalismo do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) recebeu, na noite desta quinta-feira, 21, uma palestra com o pesquisador de pós-doutorado, Marcelo Barcelos do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC UFSC). O evento também contou com a participação dos acadêmicos de Sistemas de Informação.
O também professor possui uma vasta experiência em pesquisa e uma carreira internacional sólida em ciência aplicada à comunicação. Ele compartilhou suas perspectivas sobre a conjuntura do jornalismo diante do advento da inteligência artificial, e seu percurso acadêmico inclui a produção de livros, incluindo a obra “Jornalismo e a Internet das Coisas”.
Nascido em Caçapava, Marcelo iniciou sua jornada acadêmica no curso de Comunicação em Bagé, no ano de 1999. Ao longo dos anos, ele acumulou experiências profissionais em grandes veículos de comunicação, combinando sua paixão pela análise dos desafios futuros do jornalismo, da tecnologia e das preparações necessárias para enfrentar as distopias que já desafiam redações e profissionais.
Durante a palestra, temas como a evolução dos "humanos digitais", a ideia de que "o futuro não se prevê, se prepara" e a crescente proximidade entre humanos e máquinas foram abordados. Marcelo Barcelos anunciou que lançará um novo livro em novembro, o primeiro volume de uma série sobre o futuro do jornalismo, com a participação de pesquisadores de todo o mundo. Além disso, ele planeja apresentar a obra em um circuito de lançamento que incluirá o Congresso Nacional dos Jornalistas.