Reitores do Comung têm agenda com candidato Eduardo Leite

Reunião ocorreu na sexta-feira, 16, e faz parte de um cronograma que tem como pauta a campanha #MeioPorCentoJá!

As 14 instituições que compõem o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung, presidido pela reitora do Centro Universitário da Região da Campanha, professora Lia Maria Herzer Quintana, reuniram-se com o candidato ao Governo do Estado, Eduardo Leite, na última sexta-feira, 16. A reunião faz parte de um ciclo de encontros que tem como principal objetivo debater a campanha #MeioPorCentoJá.

Além dos reitores e vice-reitores, participaram da reunião com Eduardo Leite o candidato a vice-governador, Gabriel Souza, e o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Jr. Lia Quintana, reitora da Urcamp e presidente do Comung, enfatizou que as Comunitárias precisam deste retorno quanto à destinação dos 0,5% da receita líquida de impostos próprios do Estado do Rio Grande do Sul, assim como prevê o artigo 201 da Constituição Estadual. “Nós estamos distribuídos em todo o estado do RS de uma forma muito propositiva e, principalmente, nós estamos nas regiões deprimidas e na grande Porto Alegre. É muito importante esse compromisso de ir para a Lei Orçamentária e de estarmos contemplados no plano de governo de vocês”. A presidente reforçou, ainda, que as comunitárias são parte do sobrevivente terceiro setor, que oferta educação e saúde de qualidade, e que precisam ser conhecidas tal qual já foi realizado com êxito no estado de Santa Catarina; e que o 0,5% deve ser tratado como prioridade menos um, isto é, fundamental e necessária. “Mesmo em situações deficitárias, existem prioridades e este é o pedido do Comung, reconhecer este 0,5% e a sua importância”.

De acordo com o plano de governo dos candidatos Eduardo Leite (governador) e Gabriel Souza (vice-governador), na página 25, a proposta prevê as Comunitárias. “Implementar programa de bolsas de estudo nas universidades comunitárias gaúchas para alunos de baixa renda, em cursos voltados para as vocações econômicas regionais”.

Dentre as falas dos reitores e vice-reitores, foram abordados tópicos como: [1]das 14 instituições, a maioria têm cursos da área da saúde; [2] durante a pandemia, os hospitais universitários atenderam a demanda e transferiram verbas da educação para a saúde; [3] além de educação e saúde, as Comunitárias têm muito comprometimento com o empreendedorismo e a inovação; [4] a excelente pontuação das licenciaturas, que demonstram a sua qualidade, mas, ainda assim, o ‘apagão’ se dá na baixa procura, ocasionando no fato das Instituições terem que fechar alguns destes cursos; [5] a inovação precisa estar em todo Estado, não apenas na região metropolitana e o Inova RS proporcionou isso; [6] ter as Comunitárias como parceiras do Governo do Estado, para que sejam melhor utilizadas, inclusive quanto às suas capacidades instaladas; [7] a celeridade nos processos, tendo em vista que esta e outras pautas já vêm sendo tratadas há muito tempo, como a agenda da Casa Civil, no ano passado, e junto à Secretaria de Educação do Estado, neste; [8] ecossistema de instituições de ensino superior - com agendas mais constantes para que possam estar mais juntos e criando novos projetos; [9] o governador ser, também, uma voz das comunitárias no Governo Federal.

Atualmente, o Comung está tratando com o Governo do Estado sobre o MeioPorCento; já com a Secretaria Estadual de Educação, as pautas são a Base Nacional Comum Curricular - BNCC fundamental e o programa Escolha Certa. Quantos aos pedidos realizados na reunião de sexta-feira, foram elencados: Educação (formação de professores, licenciaturas, apagão de professores, vagas ociosas, utilização da infraestrutura instalada), Saúde (olhar diferenciado pelos hospitais universitários das Instituições Comunitárias), Empreendedorismo e Inovação (agências de inovação, incubadoras, parques tecnológicos - como possibilidades de parceria com o Estado), e Editais de fomento à inovação por região.

Participaram do encontro: Lia Maria Herzer Quintana, reitora da Urcamp e presidente do Comung; Cleber Prodanov, reitor da Feevale e vice-presidente do Comung; Cátia Maria Nehring, reitora da Unijuí e tesoureira do Comung; Bernadete Maria Dalmolin, reitora da UPF e secretária do Comung; Gelson Leonardo Rech, reitor da UCS; Solange Binotto Fagan, vice-reitora da UFN; Arnaldo Nogaro, reitor da URI; Evania Schneider, reitora da Univates; Irmão Paulo Fossatti, reitor da Unilasalle; Renaldo de Souza, chefe de Gabinete da Unilasalle; Fábio Dal-Soto, reitor da Unicruz; José Carlos Pereira Bachettini Júnior, reitor da Ucpel; Andreia Rosane de Moura Valim, vice-reitora da UNISC.