Estagiários da Urcamp identificam dados nutricionais em oito escolas do município

Acadêmicos do sétimo módulo da Nutrição Urcamp
FONTE: NUTRIÇÃO URCAMP

Obesidade e sobrepeso são os dados que devem ser enfrentados

Uma das vantagens dos estágios na área da saúde é a possibilidade de levantar dados, tanto para avaliar serviços oferecidos quanto para introduzir inovações às práticas de diversos setores. Isso é o que se evidencia na experiência dos estagiários de Nutrição que concluíram sua pesquisa sobre a situação nutricional em oito escolas municipais de Ensino Fundamental de Bagé no final do primeiro semestre de 2024. Sob a orientação da professora doutora Mônica Lourdes Palomino de los Santos, dez acadêmicos do sétimo módulo chegaram à conclusão que o nível de Eutrofia - ou de que o estado nutricional é suficientemente adequado - é de 52,9% nas escolas pesquisadas.

A serem analisados os demais tópicos levantados no trabalho, identificam-se 2% de desnutrição e 7,93% de alunos com baixo peso, o que, em uma avaliação média não chega a ser preocupante segundo a orientadora do levantamento. “Os dados mais preocupantes dizem respeito ao sobrepeso (17,63%) e obesidade (19,45%), que ocupam um espaço importante do trabalho se comparados ao índice total de nutrição adequada”, analisa Mônica Palomino. A orientadora revela que os dados relativos à obesidade e sobrepeso têm sido uma constante nos estudos aplicados em anos anteriores. “Tem sido um grande desafio para os profissionais reverterem esse quadro. Parte disso, é resultado de hábitos inadequados como o consumo de alimentos multiprocessados e o aumento do sedentarismo entre os jovens, uma vez que, tendo uma oferta cada vez mais abundante de entretenimento no celular e pelo computador, acabam praticando menos atividades físicas”, avalia.

O TRABALHO

Os acadêmicos realizaram avaliação nutricional de 1753 alunos da rede municipal de ensino e, também, envolveram a família oferecendo informações sobre os resultados do levantamento, como (baixo peso, adequado ou acima do peso). Os responsáveis receberam informações sobre alimentação saudável.

Como o objetivo do trabalho é incentivar a alimentação saudável entre os alunos, o grupo conta com o apoio do Departamento de Nutrição Escolar (DNE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (SMED), sob a coordenação de Cibele Pinto Chaves e do quadro funcional formado pelas nutricionistas Lisiane Lilian Faria Padilha, Lisiane Barreto Lima, Milena Tavares Thomas Dutra e Tatiana Goulart Patron. O departamento segue as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que, de acordo com o Ministério da Educação.

NA SALA DE AULA

As iniciativas voltadas à educação nutricional foram desenvolvidas em atividades lúdicas, com a participação dos alunos e professores. As ações foram: desenhos, pinturas, semáforo dos alimentos, degustação de frutas e explicação da pirâmide alimentar. Além disso, foram desenvolvidos projetos de intervenção nas escolas, sempre contemplando uma demanda específica. Como atividade final, os acadêmicos de nutrição realizaram treinamento com as merendeiras, abordando assuntos como manipulação segura dos alimentos, higienização correta das mãos e higienização correta dos utensílios utilizados na preparação, tendo como referência a Resolução nº 216/04 da Anvisa que dispõe sobre o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.

ACADÊMICOS

ANA BEATRIZ PORFIRIO FELIX