Semana Nacional da Ciência e Tecnologia: Educação e Sustentabilidade em foco

Por Redação JM

A busca pelo conhecimento científico e tecnológico, em Bagé e região, ganhará ainda mais destaque com a realização da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) na Urcamp (Centro Universitário da Região da Campanha). Sob o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável: Congregando Saberes, Vivências e Tradições", o evento promete ser uma verdadeira celebração do saber, com atividades diversas voltadas para toda a comunidade escolar e o público em geral.

Com o compromisso de promover e compartilhar o conhecimento científico, a Instituição de Ensino Superior traz uma perspectiva renovada para a SNCT, que acontecerá de 18 a 22 de março de 2024. Integrando atividades já consolidadas na região, como o Congrega, o BioUrcamp e o CineCamp, o evento deste ano será gratuito para escolas públicas e a comunidade. As atividades contam com apoio do CNPq e Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI).

A programação inclui a Mostra Científica Jr., a exibição de curtas-metragens, trilhas, oficinas, visitas, feiras e intervenções culturais. Uma novidade será a descentralização das atividades, que acontecerão simultaneamente em todos os campi da Urcamp e também serão transmitidas pelas mídias digitais. O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento científico, integrando questões ambientais, sociais e culturais locais.

Para as escolas, a participação na SNCT é fundamental. Alunos do Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão a chance de participar gratuitamente do evento, que oferecerá uma série de atividades práticas e oficinas. Os laboratórios da Urcamp/Bagé abrirão suas portas, ao longo de toda a semana, para receber turmas, mediante agendamento prévio e inscrição das escolas.

Destaque para a Iniciação Científica

Uma das atrações mais esperadas é a 16ª Mostra de Iniciação Científica Júnior (MIC Jr.). Destinada a estudantes do ensino básico, médio e técnico, a MIC Jr. visa divulgar a produção científica desses jovens, com enfoque no tema da SNCT.

A mostra proporcionará uma oportunidade única de discussão e reflexão sobre temas relacionados à preservação do bioma Pampa.

Explorando o futuro profissional

A Feira das Profissões, por sua vez, será uma oportunidade para os estudantes conhecerem as perspectivas de cada curso oferecido pela Urcamp. Com estandes interativos, os participantes poderão entender como cada área contribui para o desenvolvimento sustentável.

Da Agronomia à Medicina Veterinária, serão apresentadas as possibilidades de atuação profissional alinhadas com as demandas da sociedade atual de todos os 20 cursos de graduação oferecidos pela Instituição de Ensino Superior.

Inscrições

As escolas interessadas em participar da 20ª SNCT e submeter trabalhos têm até o dia 8 de março para realizar a inscrição através do site oficial da Urcamp. E para ficar por dentro das últimas novidades sobre palestras, oficinas e eventos culturais, basta acompanhar as atualizações nas redes sociais e no site oficial: www.urcamp.edu.br.