Hospital Universitário inaugura instalações de nova lavanderia

Em Cidade | Por Redação Jornal Minuano

A busca por uma estrutura cada vez mais moderna e capaz de garantir o atendimento pleno de seus pacientes resultou em uma nova conquista junto ao Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp). No sábado, dia 19, a instituição formalizou a inauguração das novas instalações de sua lavanderia, espaço este que foi totalmente remodelado e aperfeiçoado, graças à colaboração de parceiros.

Na oportunidade, o deputado Carlos Gomes (Republicanos), responsável por indicar uma emenda extraorçamentária junto ao Ministério da Saúde, no valor de R$ 500 mil, acompanhou a inauguração. O valor articulado pelo parlamentar garantiu a reforma de uma estrutura totalmente nova junto ao hospital. Um espaço adequado para os mais altos padrões exigidos de uma área focada na higiene e limpeza. "Existem recursos de emenda individual e também existem recursos que chamamos de extraorçamentários, que quem executa é o Ministério, ou via Estado ou Município. Neste caso foi via Estado", disse ele ao mencionar a articulação realizada pelo ex-vereador Edimar Fagundes, bem como por parte do prefeito Divaldo Lara. "Eu estive lá in loco, conhecendo a necessidade. E aí ficou o desejo de ajudar e, na primeira oportunidade que tive, indiquei os recursos para auxiliar", relatou ao completar: "Quando nós nos unimos, coisas boas acontecem".

Também presente no ato, o diretor de Marketing da rede Nicolini, Selmo Dias, foi responsável por oficializar o repasse de um valor de R$ 100 mil que contribuiu para a operacionalização das novas dependências. "Neste caso do HU, R$ 50 mil arrecadamos com o Troco do Bem, em 2019, recursos que são fruto da colaboração, da doação de nossos clientes, e aportamos mais R$ 50 mil. Com esse dinheiro, foram compradas a máquina de passar e a de lavar e secar, que foram doadas ao hospital", detalhou.

A presidente da Fundação Attila Taborda e reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, foi responsável por recepcionar os presentes no ato e conduzi-los pelas mais novas dependências do hospital, bem como apresentar o atual funcionamento da Instituição de Saúde, que vive um momento de modernização constante de suas estruturas, bem como de busca contínua de garantir o atendimento adequado de todos que buscam os serviços do local. Ao formalizar a inauguração da nova lavanderia, destacou a parceria que permitiu mais uma melhoria. "Essa é uma ação que demonstra que a união de esforços resulta em benefícios, em especial para a comunidade, que é exatamente o que norteia o trabalho do HU", destacou.

Presente no ato, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, destacou que a viabilização da obra representa a união de esforços políticos junto com Brasília. "Esse é um trabalho de articulação, que também a reitora Lia fortemente faz com Brasília e com os deputados. Na grande maioria do tempo estamos juntos trabalhando nisso, porque é o município, é a cidade, fortalecendo a relação política da instituição. E a lavanderia veio exatamente neste sentido", comentou ao destacar a importância do hospital para o atendimento em Saúde de Bagé e região. "Essa ponte com Brasília vem trazendo para Bagé recursos para manter as instituições e manter um serviço de Saúde de qualidade, que é diferenciado. Para se ter uma ideia, Porto Alegre tem exames que têm fila de espera de cinco meses. E nós estamos com as filas zeradas. É uma realidade totalmente diferente", relatou ao recordar o convênio mantido com o HU para a realização de exames e outras iniciativas paralelas que vão alcançar, nos próximos dias, a marca de 100 mil exames efetuados desde 2017, quando assumiu o comando do Executivo.

A agenda, junto ao HU, ainda contou com a presença do deputado estadual Sergio Peres, do Republicanos - mesma sigla de Gomes. "Conhecemos muito bem Bagé, sabemos das dificuldades da distância daqui até Porto Alegre. Então, ter um hospital que tenha os equipamentos, uma lavanderia, que possa dar à comunidade um atendimento de qualidade, é o mínimo que a gente pode fazer", frisou ele.

Modernização

De acordo com o responsável por um dos setores da Lavanderia do HU, Roger Freitas, a nova estrutura conta com tecnologia avançada, o que garante mais capacidade de operação da área de lavagem. "O procedimento ficou mais duradouro, mas com muitos benefícios. A máquina lava e também seca, com uma capacidade de 60 quilos. É muito mais roupas que podem ser limpas de uma só vez", comentou ao destacar que a nova estrutura é dividida em setores específicos, o que permite uma organização efetiva para o desenvolvimento dos serviços.

Mais recursos

Gomes, durante uma série de agendas que cumpriu na cidade, ainda anunciou mais recursos para a área da Saúde. Segundo ele, através de rubrica da bancada gaúcha, será destinado um montante de R$ 600 mil para o município, dos quais R$ 300 mil serão direcionados para o HU e outros R$ 300 mil para a Santa Casa de Caridade. Em ambos os casos, os valores serão destinados para custeio.

Durante o compromisso na cidade, desta forma, o deputado registrou um total de R$ 1,7 milhão de recursos indicados via emendas, dos quais R$ 1,1 milhão já aplicados, parte para a obra no HU e R$ 600 mil para a aquisição de uma motoniveladora para a Prefeitura.