Egresso do direito da Urcamp é aprovado para Auditoria do Tesouro Nacional, em Brasília

Novo auditor do Tesouro Nacional

Formado na Urcamp em 2019, o advogado Vinícius da Roza Silva Neto, 27 anos, marca um tipo de atuação que orgulha colegas e professores. Neto assumiu nesta sexta-feira, 21, uma vaga na Auditoria do Tesouro Nacional, em Brasília -DF, para a qual obteve aprovação em concurso. O profissional tem acumulado conquistas em seleções públicas para destacadas atividades na justiça. 

 

No mês de agosto do mesmo ano de sua colação de grau, o egresso já assumia como técnico na Defensoria Pública do Estado, onde desenvolveu atividades com Direito de Família e Sucessões sob gestão da defensora Luciane Trindade, em Bagé. Em julho de 2020, fez curso de formação da Polícia Rodoviária Federal e assumiu a posição em novembro, mantendo-se na atividade durante três anos. Ao longo do período, ainda concluiu pós-graduação em Direito Público na Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul - Esmafe RS

 

Mas havia metas a serem alcançadas. Em julho de 2024, Vinícius iniciou a atividade de técnico judiciário da Justiça Federal de Bagé, onde trabalhou até recentemente como assessor dos dois juízes federais, na área do Direito Previdenciário, até assumir a vaga conquistada por seleção pública em Brasília. Agora, já experiente em várias posições do judiciário, Vinícius Neto avalia a perspectiva futura. “Embora eu ainda não tenha recebido informações sobre o setor a ser lotado, acredito que terei uma ampla gama de oportunidade devido à categorização dos serviços prestados pelo órgão”, analisa. 

 

INTERESSE EM AUDITORIA

O ex-aluno da Urcamp diz que o interesse pelo concurso do Tesouro Nacional surgiu do hábito de acompanhar como uma curiosidade muitas matérias que foram incluídas no edital, como economia, contabilidade, finanças, finanças públicas. “Embora algumas fossem tópicos que via de regra, fogem ali do conteúdo de uma faculdade de direito, eram algumas áreas que eu me interessava.  Me interessei por investimentos e alocação de capital em 2017. Em janeiro de 2019, comprei meu primeiro lote de ações negociadas em bolsa. Esse foi o gatilho para começar a aprender e estudar sobre estas outras áreas do conhecimento”, explica. De acordo com Neto, as questões da área específica do Direito já estavam sob controle pela experiência que tinha do curso e das atividades desenvolvidas.

 

As competências da Secretaria do Tesouro Nacional implicam resumidamente em administrar a conta única do Tesouro Nacional; gerenciar o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI); administrar os haveres e a dívida pública sob responsabilidade do Tesouro Nacional; promover o acompanhamento, a sistematização e a padronização da execução contábil de toda a administração pública; estabelecer e avaliar os programas de reestruturação e ajuste fiscal dos estados.

 

 

UMA FAMÍLIA NA URCAMP

Outro aspecto que revela a importância da Urcamp e o incentivo aos estudos acadêmicos de Vinícius é o fato de que seus pais também alcançaram graduação da Urcamp. Filho da servidora da Justiça Federal de Bagé, Liliana Margareth da Roza Silva Neto, e de Wilson Carlos Flores Silva Neto, Vinícius orgulha-se da graduação da família inteira na Urcamp. “Os dois se formaram em Direito na mesma turma, no primeiro semestre de 1994. Minha mãe disse que ganhou todos os prêmios naquela turma, inclusive o primeiro lugar do curso”, aponta. E a tradição continua. A irmã, Caroline da Roza Silva Neto, segue o caminho aberto pela família e cursa o décimo semestre de Direito, a um passo da colação de grau. 

 

Além das vagas conquistadas e assumidas mediante processos seletivos, Vinícius soma algumas classificações que, por acumular opções em outros concursos, teve que deixar para trás. Neto também foi aprovado para vagas como agente penitenciário da Susepe - Superintendência de Serviços Penitenciários do Estado RS; para assistente fazendário da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul e para a posição de analista e técnico do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Mais fotos