Mais de 200 estudantes participam do 3º Dia de Campo da Urcamp

Recepção à Escola de Educação Profissional Dom Pedrito

Estudantes de Ensino Médio e graduação vivenciaram uma experiência imersiva no meio rural durante o 3º Dia de Campo, realizado na manhã e na tarde desta quinta-feira, 21, no Campus Rural da Urcamp. O evento, que contou com a participação de mais de 200 alunos, foi organizado pelos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia e teve como objetivo aproximar os participantes do cotidiano das profissões ligadas ao campo, combinando teoria e prática.

Com uma programação diversificada, o evento ofereceu 10 oficinas, roda de conversa, minicurso e degustações de produtos regionais. Além de ampliar o aprendizado dos acadêmicos da Urcamp, o Dia de Campo também abriu as portas para estudantes do Ensino Médio de instituições da região, como a Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito, e o Colégio Bradesco, de Bagé.

Integração entre teoria e prática

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora doutora Paula Santos, destacou a importância do evento como uma oportunidade de interação com o meio rural e de apresentação das práticas trabalhadas na sala de aula. "Nosso terceiro Dia de Campo envolveu a comunidade, estudantes do Ensino Médio e estudantes de graduação. Foi uma imersão no meio rural, com oficinas sobre bovinos, ovinos e equinos, permitindo que os alunos conhecessem diferentes formas de criação e manejo. Além disso, apresentamos os Projetos Integradores e de Extensão, frutos de trabalhos e serviços prestados à comunidade. Embora haja um sistema de banca para avaliação, o evento é acessível a todos", explica. Entre as atividades realizadas pelo curso, Paula destaca o minicurso de práticas cirúrgicas, direcionado exclusivamente aos acadêmicos de Medicina Veterinária.

Já a coordenadora do curso de Agronomia, professora doutora Ana Bicca, enfatizou a integração entre teoria e prática que o evento proporciona. "O Dia de Campo tem como objetivo oferecer aos acadêmicos uma vivência prática das atividades estudadas durante os semestres. Realizamos oficinas como coleta de plantas, coleta de formigas, desvendando o mundo dos vinhedos, análise de mel e vermicompostagem, permitindo aos estudantes experimentar o aprendizado de maneira aplicada", salienta.

Recepção a estudantes do ensino médio

O evento também foi uma oportunidade para apresentar o Campus Rural e os cursos da Urcamp a estudantes do Ensino Médio, que puderam conhecer o Hospital Veterinário, laboratórios, ambientes acadêmicos e participar de oficinas práticas. Estudante do 3º ano da Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito, Matheus Pivetta Richardt, 17 anos, avaliou o quanto foi importante a experiência para definir os rumos da carreira. "Vim conhecer os setores do meio agrícola, que acho muito importante para quem deseja seguir nessa área. Cada curso mostrou o que está fazendo, e, com esse contato, temos uma noção melhor do que queremos para o futuro. Pretendo seguir na Agronomia, e foi muito enriquecedor conhecer as estruturas e as pessoas que nos auxiliam".

Também estudante da Escola de Dom Pedrito, Maria Antônia Bica da Cunha, 17 anos, destacou a oportunidade de conhecer como funcionam as dinâmicas de sala e o ambiente da graduação. "Foi uma experiência importante para quem ainda está decidindo o que fazer de carreira. Ver a prática e entender como será o dia a dia ajuda muito. Quero seguir na Medicina Veterinária e achei interessante conhecer o método de ensino e os conteúdos que teremos futuramente", salienta.

Degustação de produtos ovinos

Entre as atividades da tarde, a oficina de degustação de produtos derivados da ovinocultura chamou a atenção dos presentes no campus. Organizada pelo Grupo de Estudos de Medicina Alternativa (GEMA) e coordenada pela professora doutora Patrícia Salla, a oficina apresentou 11 receitas utilizando produtos derivados de ovinos.

O evento contou com a participação de personalidades do setor, como  o presidente da Abaco,  Gustavo Veloso; os produtores rurais Geraldo da Paixão e Amílcar Matos; a presidente da Associação de Ovinocultuadores de Santana do Livramento, Clarissa Simões Pires (que trouxe a Bagé o Ovinomóvel); e Cláudia Bravo, representante da Tecnolã Sul, também de Livramento.

Para além das atividades acadêmicas, o Dia de Campo reforçou o papel da Urcamp como uma instituição comunitária, com ações que integram a região da Campanha, incluindo Bagé e municípios vizinhos.

Mais fotos