Curso de Enfermagem da Urcamp celebra 30 anos de história e ascensão

A graduação tem tido grande inserção no mercado de trabalho nos últimos anos e se consolida como um dos cursos mais procurados na área da saúde.

Na noite desta quinta-feira, 18, os acadêmicos, professores e egressos do curso de Enfermagem da Urcamp marcaram os 30 anos de forte atuação em Bagé e região com uma programação voltada para a profissão, através da 1ª Mostra de Trabalhos Científicos do curso, realizada no Complexo do Museu Dom Diogo de Souza, em Bagé.

Já na abertura, um tema de grande interesse, que contou com a presença e experiência da coordenadora do curso de Enfermagem, professora Carmem Vaz e da coordenadora da Enfermagem e Chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde, Liliane Lopes Gasparoni. Elas abordaram “Os desafios da Enfermagem na Contemporaneidade” para um público de alunos e docentes e relataram situações e os desafios da profissão na atualidade.

A programação encerrou com uma confraternização, em um coquetel oferecido no saguão do museu, com música ao vivo e direito a brindes.

O curso de Enfermagem da Urcamp iniciou as atividades no ano de 1992 e formou a primeira turma em 1996. Desde lá, já são mais de 500 profissionais graduados, numa trajetória plena de ascensão. Carmem Vaz está à frente do curso desde a gestão anterior, mantendo-se sempre ativa durante os 12 anos de trabalho da atual gestão. Desta forma, conhece minuciosamente o dia a dia da graduação e se orgulha do bom rendimento obtido, essencialmente, nas últimas avaliações – Nota 04 no Enade por dois anos consecutivos e nota 05 pelo Ministério da Educação (MEC), numa escala de 0 a 05. Um índice que certifica a Enfermagem da Urcamp pela qualidade, tanto docente quanto de estrutura, o que inclui laboratórios e equipamentos que simulam uma Unidade Básica de Saúde. “Ser coordenadora de um curso em ascensão em número de alunos, qualidade acadêmica e melhores notas nas avaliações é maravilhoso. Sinto-me honrada e gratificada em poder representar o curso durante tanto tempo. Nossos egressos inseridos e respeitados no mercado de trabalho é gratificante. É um orgulho fazer parte desta trajetória”, relata. Além de Carmem, o curso também conta com experiência dos professores enfermeiros Dr. Cristiano dos Santos, Me. Sheila Tavares, Dra. Elisa de Vargas e Dra. Jacqueline Oliveira.

O acadêmico Bruno Pichler vai para o último ano, dos 10 semestres, ou cinco anos de graduação, e deve receber o tão sonhado diploma em 2023. Ele também destaca o orgulho em conquistar o certificado com a qualidade de ensino que tem a Urcamp. “É uma Instituição que nos mostra o compromisso dela com o aluno. São centenas de enfermeiros formados pelo Brasil inteiro que são grandes referências isso nos dá a certeza de que estamos tendo a formação certa. Ano que vem estarei me formando e a gente vai levar com a gente o DNA da Urcamp. Se o nosso curso não tivesse seriedade e compromisso não estaria completando 30 anos”, aponta.

Durante a pandemia o curso de Enfermagem obteve uma grande demanda em razão da necessidade que o mercado detectou pela atuação maciça desses profissionais. Os enfermeiros trabalharam na linha de frente durante os dois últimos anos dentro dos hospitais e Unidades Básicas de Saúde, tanto no atendimento, quanto na aplicação de vacinas junto à Secretaria de Saúde de Bagé. Os números mostram esta elevação na procura pelo curso. Em relação a 2019, ano que antecede a pandemia, houve um aumento de 31,8% nas inscrições do vestibular da Urcamp de 2021. Já no ano seguinte, esse percentual ultrapassou os 140%.

Em 2022, a Urcamp implantou a Graduação i Flex, com uma grade curricular que mescla aulas presenciais e virtualizadas. Desta forma, pode ofertar a Enfermagem, assim como as demais graduações oferecidas pela sede em Bagé, também nos Campi, como: Alegrete, São Gabriel e Sant´ana do Livramento. Neste novo cenário, o curso de Enfermagem, com a marca Urcamp, revela-se necessário para a qualificação de mão de obra especializada dentro da saúde na região. Que venham os próximos anos!