Atividades Extramuros são desenvolvidas pela Urcamp em escolas rurais da região

O projeto com Atividades Extramuros, desenvolvido por alunos e professores do curso de Ciências Biológicas da Urcamp, foi apresentado na Escola EMEF Francisco Madaldo - Pólo Caverá, em Alegrete e na Escola Simões Pires e Líbio Vinhas - Localidade de Palmas, em Bagé.
O projeto utiliza os equipamentos do Laboratório de Ciências Biológicas da Urcamp (lupa e microscópio), além de equipamentos permanentes, como: lâminas para observação de protozoários, fungos e bactérias.

O trabalho também leva até as escolas rurais, espécies taxidermizados ou guardados em álcool para demonstração. A atividade conta ainda com a exposição das belezas naturais no Pampa e sobre os viajantes naturalistas no RS. Os alunos recebem também folhetos de divulgação científica e quando necessário, merenda para todos.

Outra atividade desenvolvida é um concurso de desenho científico, através de plantas desidratadas ou fotografias, onde os estudantes recebem orientações e material para participar do concurso como folha, lápis, régua e lupa para observação mais detalhada do material a ser ilustrado.

Para incentivar a participação, a Urcamp fornece camiseta e crachás do evento.

O concurso conta com duas modalidades, a primeira para séries do 1º ao 5º ano e a segunda do 6º ao 9º ano e Ensino Médio. Essas atividades são as primeiras desenvolvidas pelo Clube de Ciências, estruturado este ano para divulgação científica nas escolas e chama-se "Ciências & Natureza".

Todas as atividades desenvolvidas pelo curso de Ciências Biológicas, tendo à frente a professora Dra. Anabela Silveira de Oliveira, contam com o apoio CNPq e Mcti.

As atividades fazem parte da Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia e Urcamp de Portas Abertas.