Semana Acadêmica de Agronomia propõe debates sobre manejo, gestão rural e legalização ambiental
Com palestras voltadas para o aprimoramento técnico, a Urcamp realiza, de 22 a 24 de outubro, a 54ª Semana Acadêmica de Agronomia. O evento ocorrerá no Salão de Atos do Campus Central, sempre no turno da noite, e será uma oportunidade para os acadêmicos e profissionais da área debaterem temas essenciais da agronomia atual.
De acordo com a coordenadora do curso de Agronomia, a engenheira agrônoma Ana Maria Oliveira Bicca, a Semana Acadêmica tem como objetivo principal ampliar o conhecimento técnico-científico dos alunos, oferecendo uma visão prática e contemporânea de temas relevantes para o desenvolvimento do agronegócio. “Queremos que nossos estudantes saiam daqui preparados para os desafios do mercado de trabalho e atualizados sobre as tendências e desafios enfrentados pelos agrônomos atualmente”, explica.
Entre os temas abordados, estão assuntos como o manejo do arroz irrigado, a gestão ambiental, o beneficiamento de sementes, a integração lavoura-pecuária, além de temas específicos do bioma Pampa e o gerenciamento de propriedades rurais.
As palestras
No primeiro dia de palestras, 22, o engenheiro agrônomo Felipe Sangali Dias, especialista em beneficiamento de sementes, abrirá a programação com uma palestra sobre "Produção e beneficiamento de sementes forrageiras e de grandes culturas". Na sequência, Danilo Menezes Santana, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, falará sobre "Uso e manejo de pastagens de verão para sistemas integrados".
No segundo dia, 23, Luiz Henrique Pacheco Corrêa, com experiência em gestão ambiental e licenciamentos, tratará de "Gestão da propriedade rural". Ainda na noite de quarta-feira, Lucas Bastos, formado pela Urcamp e com atuação em consultoria agronômica, apresentará a palestra "Arroz irrigado: aspectos importantes sobre a cultura e de que forma a consultoria agronômica pode incrementar a produtividade".
Encerrando a Semana Acadêmica, na quinta-feira, 24, Gerson Rodrigues Ferreira, diretor do Departamento de Meio Ambiente de Dom Pedrito, trará a palestra "A legalidade ambiental na propriedade rural". Ele, que também é especialista em auditoria e gestão ambiental, abordará a legislação ambiental aplicável às propriedades rurais e como os agrônomos devem se preparar para lidar com questões legais. Por fim, o engenheiro agrônomo Thomaz Mércio, doutor em Zootecnia pela UFRGS, fechará o evento com a palestra "Estância Paraíso, produção sustentável no Bioma Pampa", apresentando um caso prático de sucesso na produção sustentável dentro do bioma Pampa.
PROGRAMAÇÃO
22 de outubro (terça-feira)
19h - Produção e beneficiamento de sementes forrageiras e de grandes culturas - Dr. Felipe Dias - Salão de Atos
20h30 - Uso e manejo de pastagens de verão para sistemas integrados - Dr. Danilo Santana (pesquisador da Embrapa Pecuária Sul) - Salão de Atos.
23 de outubro (quarta-feira)
19h - Gestão da propriedade rural - Luiz Henrique Pacheco Corrêa - Salão de Atos
20h30 - Arroz irrigado: Aspectos importantes sobre a cultura e de que forma a consultoria agronômica pode incrementar a produtividade - Lucas Bastos - Salão de Atos.
24 de outubro (quinta-feira)
19h - A legalidade ambiental na propriedade rural - Gérson Ferreira (especialista em Auditoria e Gestão Ambiental) - Salão de Atos
20h30 - Estância Paraíso, produção sustentável no bioma pampa - Thomaz Mércio (mestre em Agronegócio e doutor em Zootecnia, ambos pela UFRGS) - Salão de Atos.