Urcamp encerra Feira das Profissões

Viver a experiência de ser aquele profissional por um dia. Conhecer detalhes de uma profissão que, até então, não poderia imaginar que estivesse interligada. Despertar o interesse para um futuro que sequer planejava. Interagir entre cursos, debatendo com acadêmicos dedicados e comprometidos. São tantas as perspectivas alcançadas durante a 8ª edição da Feira das Profissões, que ela encerra deixando saudades.

Na noite de ontem, 20 de outubro, professores, estudantes e funcionários cumpriam a sua missão de concluir com êxito a Feira das Profissões. Foram três turnos de três dias de imersão em suas áreas de atuação, recebendo alunos de todas as idades e conquistando a atenção dos visitantes. Cada curso se comprometeu com maestria, equipando seus espaços para demonstrar um pouco do tanto que eles representam e o diferencial de cada profissão.

No entanto, dentre tantos destaques, algo que precisa ser abordado é a desenvoltura e prestatividade dos acadêmicos. Seus domínios quanto aos cursos que representavam encantou cada um dos visitantes, que saíam do estandes com a certeza de que aquela era a graduação que gostariam de seguir. Mais do que conhecimento, foi possível sentir a paixão de nossos estudantes pela profissão que escolheram e a relação de empenho em não deixar dúvidas. As simulações e os atendimentos reais foram impecáveis, o que demonstra que, desde já, serão grandes e notáveis profissionais, aptos ao mercado de trabalho tão competitivo.

Os visitantes chegavam em turmas ou isolados. A paciência e a tenacidade eram idênticas, independente do número de pessoas que estivesse ali para ouvir, brincar, testar, praticar, conversar, questionar. Ao fim, a Feira das Profissões tornou-se um espetáculo de muitos protagonistas, pois quando um aluno conversa com outro aluno, ele sente a proximidade necessária para que esteja confortável e é cativado.

Fica o agradecimento da Instituição ao corpo docente e discente dos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, História, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação.

MIC Júnior

E por falar em personagens de destaque, as mentes brilhantes do ensino médio trouxeram para a Feira das Profissões os seus trabalhos, dentro da programação da Mostra de Iniciação Científica Júnior. Com temas variados e inusitados, os adolescentes encantaram os avaliadores não apenas pela qualidade de pesquisa, mas, também, pela destreza na explicação e defesa.

A Comissão Organizadora da MIC Jr. iniciou o pronunciamento de premiação dizendo que havia sido difícil definir os vencedores, pois todos os trabalhos apresentados foram destaque. Por fim, levaram medalha: [3º lugar] o aluno do 1° ano do Colégio Urcamp Dom Pedrito, Eduardo Medeiros, com o título “Os problemas dos ataques cibernéticos e o futuro da cybersegurança”; [2º lugar] as alunas do 1º ano do Colégio Espírito Santo (Bagé), Duane Felice  (1ª autora), Paula Alesson  (2ª autora), Helena Cardoso (3ª autora), com o título “A influência da pandemia na população do comércio virtual e do marketing digital no Brasil”; e [1º lugar] os alunos do 1º ano do Colégio Raymundo Carvalho da Urcamp Alegrete, Raquel Teixeira Pereira (1ª autora), Anita Magalhães de Vargas (2ª autora) e Júlia Vieiro Freitas (3ª autora), com o título “A era dos Direitos Sociais: 80 anos do voto feminino no Brasil”.

Giovana Lemos e Rafaela Madruga participaram da MIC com o trabalho “Violência: qual o papel da Segurança Pública no estado do Rio Grande do Sul”. Foi um mês de pesquisa, com entrevistas à campo, para participar da mostra. “Isso nos dará uma bagagem acadêmica futuramente, uma base para iniciar a graduação”. Rafaela destacou a importância da Feira das Profissões: “Muita gente sai do médio com dúvidas, a feira nos ajuda a orientar o caminho que vamos seguir para a vida”.

Sorteio

Nos três dias de Feira das Profissões, os visitantes foram convidados a registrar suas presenças através do preenchimento de um formulário que era escaneado via QR code. A participação era premiada, tendo em vista que foram montadas duas cestas com a parceria entre Urcamp, Pravaler e Jornal Minuano, e outros três brindes doados pelo Sicredi.

No encerramento, após concluída a última atividade, que foi o júri simulado do curso de Direito, em Bagé, a coordenadora da Central de Atendimento da Urcamp fez o sorteio dos brindes em live pelo Instagram da Instituição. Foram contemplados os seguintes vencedores: [1] Andressa Pilar da Silva, acadêmica de Medicina Veterinária campus Alegrete - ganhou uma cesta; [2] Daiane Rodrigues, egressa do curso de Direito campus Bagé - ganhou a segunda cesta; [3] Bruno Alvares Chibiaqui da Rosa, aluno do Colégio da Urcamp Dom Pedrito - ganhou um copo do Sicredi; [4] Natália Lacerda da Cunha, acadêmica do curso de Nutrição campus Bagé - ganhou uma caneca do Sicredi; e [5] Gabriel de Almeida Dias, estudante de Fisioterapia campus Bagé - ganhou um cooler do Sicredi.