Urcamp prepara volta às aulas presenciais

A Urcamp prepara junto aos coordenadores de cursos, o retorno das aulas presenciais após o período de distanciamento determinado pelos protocolos oficiais de prevenção e combate à Covid-19. Mas a retomada será gradual e dentro de normas internas que observam a preocupação com um fluxo limitado de acadêmicos e professores. Por isso, a volta às aulas presenciais será iniciada a partir do dia 23 de setembro, data em que a instituição decidiu marcar um acolhimento especial representando, a exemplo da primavera que se inicia depois do frio do inverno, o ressurgimento e a mudança de perspectiva de todos após o longo período de distanciamento social.

“Mesmo durante a fase de distanciamento, a Urcamp manteve diariamente suas aulas virtualizadas desenvolvidas no mesmo período das aulas convencionais. Isso nos permitiu garantir ensino de qualidade pelo uso das tecnologias e, também, não prejudicar o calendário de formaturas”, explica a reitora Lia Maria Herzer Quintana. A reitora antecipa que o momento ainda é de cautela, mas é necessário reativar a presencialidade a fim de dar continuidade às atividades de integração entre os alunos, já que algumas atividades práticas e laboratoriais foram gradativamente retomadas com sucesso. “Cada curso vai voltar às aulas um dia na semana. Esse calendário será definido de acordo com as demandas e especificidades apontadas pelos coordenadores junto à Direção Acadêmica”, completa.

Além de retomar os encontros presenciais um dia na semana, a Direção de Ensino e a Coordenação Acadêmica de Graduação i orientam os professores a garantir o acompanhamento das aulas de forma híbrida. Aqueles estudantes que durante o período precisaram alterar sua situação de moradia ou de transporte (há um grande contingente que viaja até a sede de suas aulas) poderão acompanhar os encontros de maneira virtual de maneira síncrona por videoconferências ou, ainda pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de forma assíncrona.

A reitora Lia destaca que, ainda que o momento permita a retomada presencial, a Pandemia do Coronavírus ainda é um desafio para todo o mundo. “Então, estamos oferecendo um modelo de retorno ao presencial que pode sofrer alterações de acordo com as necessidades que forem descobertas no caminho. Mas estamos prontos para corrigi-lo sempre que necessário”, conclui. A Urcamp oferece aos professores, coordenadores e estudantes um protocolo completo com as condutas adequadas sobre a convivência em grupos em ambiente de prevenção. O material pode ser acessado no site do Centro Universitário da Região da Campanha.

O que muda

Os cursos terão aulas presenciais um dia na semana a partir do dia 23 de setembro

Os estudantes com dificuldades para se fazerem presentes poderão optar por acompanhar seus conteúdos ou atividades de maneira síncrona ou assíncrona;

Cada curso vai estabelecer seu dia de aulas presenciais na semana;

Alguns cursos podem optar por uma retomada diferenciada em função de especificidades como transporte e quantidade de alunos por sala.