Anunciado recurso para implantação do Centro de Atendimento Pós-Covid no HU

Em COVID-19 | Por Redação JM

Uma visita do deputado federal Ubiratan Sanderson, do PSL, ao Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, na manhã de segunda-feira, dia 20, oficializou o encaminhamento de uma emenda, no valor de R$ 300 mil, que viabilizará a instalação, junto à instituição de Saúde mantida pela Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp), de um Centro de Atendimento Pós-Covid, destinado a tratar pacientes que tiverem alguma sequela decorrente da doença.

De acordo com Sanderson, o encaminhamento surgiu após ele receber uma comitiva de Bagé, liderada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Augusto Lara, apresentando um projeto para que o Hospital Universitário, que tem como mantenedora da Urcamp, montasse um setor de pós-Covid. “Tratamos a Covid, estamos enfrentando a Covid, mas tem o momento seguinte, que é o momento que estamos justamente entrando. Autoridades da saúde dizem que algumas doenças paralelas, chamam de externalidades, algo que não se enxergava no meio da pandemia. Tomara que tenhamos a capacidade de fazer o controle”, argumentou ao justificar a adesão. “Vimos que havia o interesse público, para que a população de Bagé tenha esse atendimento”, mencionou ao elencar que o serviço será prestado via Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, destinado a todos os moradores da região.

O valor já está inserido no Orçamento da União e deve ser depositado no próximo ano. “Já está cadastrado junto ao Ministério da Saúde. Agora tem uma burocracia, porque vem através do Município, Fundo a Fundo. Temos compreensão de que pelos dois entes envolvidos, União e Município, teremos, no menor tempo possível, este setor operando”, comentou ao frisar, também, o encaminhamento de outra emenda para Bagé, de R$ 500 mil, para a aquisição de um aparelho de Raio-X digital. “Recebendo projetos em Brasília, e sendo de interesse público, estando sob o controle ou responsabilidade de uma entidade que tenha compromisso com a população, nós atenderemos”, garantiu.

Para o presidente da Câmara, Augusto Lara, que acompanhou o parlamentar federal durante a agenda, a articulação visa o bem coletivo. “O deputado sempre atende as nossas demandas, aqui da cidade, da região”, frisou ao destacar, ainda, a gestão desempenhada junto ao HU, o que instiga os agentes públicos a articularem esforços para viabilizar mais recursos a serem investidos na instituição, pela sua atuação junto à população. “A reitora Lia Quintana, como gestora, é um exemplo por aplicar de forma competente os recursos federais repassados. Tenho certeza que este Centro vai salvar muitas vidas”, frisou.

Segundo o integrante do setor administrativo do HU, Mauro Quintana, que representou a direção do hospital durante a agenda, acompanhado do enfermeiro Marcelo Cuadros, o valor deve ser investido na adaptação de uma ala do segundo piso do prédio para receber os pacientes. “Vai ser uma unidade separada que será reformada. Temos um projeto já em andamento, por parte dos alunos, que garante o tratamento com Fisioterapia dos pacientes”, comentou.

Por sua vez, a presidente da FAT e reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, destacou a importância do aporte no sentido de viabilizar uma estrutura capaz de atender a demanda de Saúde. “Vamos prestar o serviço de pós-covid porque existem muitas comorbidades decorrentes que precisam de atenção. De nossa parte, o serviço será executado a pleno”, resumiu.