Museus mantidos pela Urcamp abrem semana nacional atentos à solidariedade

O Museu Dom Diogo de Souza inaugurou, na tarde de Hoje, a 22ª Semana Nacional dos Museus, com a presença do reitor da Urcamp, professor Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança. O evento comemora a preservação de acervos históricos e artísticos realizada por instituições de todo o país, com visitações previstas até o dia 30 de junho também no Museu da Gravura Brasileira (Cenarte Memória e Arte). Os museus de Bagé são mantidos pela Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp). “Esse evento nos faz relembrar da importância da nossa identidade. Preservar o patrimônio material e imaterial é contar para a história quem fomos, quem somos e o que nos tornaremos” avalia o reitor.
A programação começou neste sábado respeitando os princípios de solidariedade observados no Rio Grande do Sul frente à catástrofe climática que assolou a capital e outros 460 municípios gaúchos. Por isso, todas as mostras, exposições e eventos ligados às comemorações receberão donativos muito especiais: brinquedos e materiais de arte. “Um museu acolhe a memória, a história, mas faz isso voltado ao futuro. E as crianças são o futuro de um país. Por isso, estamos solicitando este tipo de doação”, apela.
A cada ano, o Instituto Internacional de Museus propõe um tema a ser desenvolvido. Em 2024, a ideia é Museus, educação e pesquisa, o que, segundo uma das curadoras de museus da Urcamp, Carmen Barros, coincide com a ação exercida em Bagé. “Recebemos mais de 14 mil visitas escolares anualmente e oferecemos o acervo e espaços para muitos pesquisadores de todo o país”, explica.

Equipe de empresa refugiada da cheia visita museu
Um grupo de técnicos de uma empresa de construções de módulos para plataformas navais que operava em Rio Grande visitou as mostras do Museu Dom Diogo. Trabalhando em uma área atingida pelas cheias da região sul do estado, o grupo de 90 trabalhadores de 25 nacionalidades há uma semana está refugiado em Bagé, onde devem passar pelo menos outros sete dias. Em entrevista ao repórter Yuri Cougo (Jornal Minuano), eles informaram que aprovaram acervo e infraestrutura do museu.
legenda: Marco Menegotto (Gerente de Projeto da Saipem - brasileiro); Andrea Ena (engenheiro de projeto da Saipen - italiano) e Adnan El Maoued (Gerente de Construção da Saipem - palestino)

Museu Dom Diogo
Manhã: 8h30min – 11h30min