Terceira noite do Congrega aborda relação entre a pecuária e o bioma pampa

Priscila Petrecheli, acadêmica de jornalismo da Urcamp

A segunda palestra da terceira noite do Congrega teve como tema “Produção Animal Integrada no Bioma Pampa. Ministrada pelo pesquisador da Embrapa, doutor Danilo Menezes, a atividade aconteceu no Salão de Atos da Urcamp, no dia 20.

Durante a exposição, o pesquisador destacou os impactos e benefícios da pecuária inserida no Bioma Pampa e a interação com a lavoura. “Transitei sobre várias questões, sobre o avanço da tecnologia que nós temos para que a gente possa produzir mais renda, produzir mais para a própria pecuária”, afirma o pesquisador. Essa atividade causa um impacto direto nas lavouras de arroz e de soja, melhorando a qualidade dos solos.

Segundo Menezes, a diversidade que é promovida pela pecuária melhora todo o conjunto de atividades e de renda da propriedade rural. “Não é somente a lavoura que pode beneficiar a pecuária, a pecuária tem um grande beneficio para a atividade agrícola também e as duas têm um potencial enorme para avançar juntas nesse ambiente que é muito rico, muito importante no contexto dos biomas brasileiros e pouco conhecido inclusive fora daqui”, conclui.