Comung participa de reunião de trabalho na Assembleia Legislativa

Comunitárias prontas para auxiliar na discussão e soluções para o desenvolvimento
Encontro com o presidente da AL, deputado Pepe Vargas

ENCONTRO PROPÕE DEBATE DE PROJETOS COM PARTICIPAÇÃO DAS UNIVERSIDADES 

O reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, marcou presença junto ao grupo de lideranças do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) na reunião de trabalho para a estruturação do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional 2025 (FDDR), realizado na Assembleia Legislativa do Estado nesta sexta-feira, 21. O evento reservou espaços para o debate de agendas estratégicas das Instituições de Ensino Superior públicas e comunitárias junto ao presidente do parlamento gaúcho, deputado estadual Pepe Vargas.

O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional foi criado em 1999 com o objetivo de estabelecer o diálogo entre as diversas demandas pertinentes à população gaúcha, funcionando por meio de um Colégio Deliberativo. O grupo reúne representantes de cinco áreas de atuação e cada uma elege os temas prioritários que serão pauta das reuniões. O processo é gerenciado pelo Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates, que irá identificar a partir de levantamentos, quais as necessidades locais dentro da temática escolhida.

As discussões pautarão quatro eixos temáticos, que estabelecem uma interface entre o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental: Transição Ecológica, Sustentabilidade na Indústria, Comércio e Serviços, Sustentabilidade na Agricultura e Pecuária e Desigualdades Regionais e Sociais. As propostas para cada tema serão discutidas entre março e junho de 2025. 

Bragança acredita que o fórum é a oportunidade de evidenciar a influência do Ensino Superior na promoção de desenvolvimento regional em todas as áreas do Estado. “Significa dizer que, com o perfil das comunitárias, temos capacidade de estimular novas tecnologias e inovação produtiva na indústria e setores convencionais, mas também temos força suficiente para gerar verdadeiros ecossistemas de desenvolvimento no campo da economia criativa”, sugere o reitor da Urcamp.

Caberá aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) organizar a apresentação de cada demanda a ser discutida pelas gestões estaduais com a presença  de delegados representantes das regiões. Os resultados do Fórum poderão gerar projetos de lei ou de resolução na Assembleia Legislativa.

O COMUNG PRESENTE

Estiveram presentes pela Diretoria do Comung o Presidente, Reitor Rafael Frederico Henn (Unisc); 1ª Vice-Presidente, Reitora Bernadete Maria Dalmolin (UPF); 2º Vice-Presidente, Reitor Gelson Leonardo Rech (UCS); Secretário, Reitor Pe. Sérgio Eduardo Mariucci (Unisinos) e o Tesoureiro, Reitor Dieter Rugard Siedenberg (Unijuí). E também os reitores Irmão Manuir Mentges (PUC-RS); José Paulo Rosa (Feevale) e Guilherme Bragança (Urcamp), além do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, Luís Fernando Saraiva Macedo Marques Timmers e dos Chefes de Gabinete Renaldo Souza (Unilasalle) e Tiago Ricciardi Correa Lopes (Unisinos).