Inscrições ao ProUni abrem nesta terça-feira. Notas do Enem dos dois últimos anos serão aceitas.

O estudante que pretende concorrer a bolsas de 100% para ingressar na Urcamp por meio do O Programa Universidade para Todos (Prouni), precisa ficar atento. A partir desta terça-feira, 22, as inscrições já estarão disponíveis através do site do programa do Governo Federal, prouniportal.mec.gov.br/.

O ministério da Educação alterou as diretrizes do programa, que passou a aceitar também quem fez a penúltima edição do exame. Para os alunos que fizeram a prova nos dois anos, valerá a nota mais alta.

Aos candidados a uma vaga no Ensino Superior, é necessário se encaixar em uma das seguintes categorias:

ter cursado o ensino médio completo na rede pública;

ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;

ter alguma deficiência;

ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.

Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

É preciso se atentar ainda aos critérios de renda. São duas modalidades:

bolsa integral: renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.818);

Em dezembro de 2021, o Governo Federal liberou o acesso ao Prouni para alunos que cursaram o ensino médio em colégios particulares (sem bolsa de estudos), desde que se encaixem nos critérios econômicos (renda familiar per capita de até 3 salários mínimos). Porém, essa medida ainda não valerá para o Prouni do 1º semestre de 2022.

Cronograma do Prouni

Inscrições: 22 a 25 de fevereiro

1ª chamada: 2 de março

Comprovação das informações da 1ª chamada: 3 a 14 de março

2ª chamada: 21 de março

Comprovação das informações da 2ª chamada: 21 a 29 de março

Inscrição na lista de espera: 4 a 5 de abril

Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 7 de abril.