Reitor da Urcamp recebe Soberanas da 42ª Feovelha e reforça parceria institucional
O reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, recebeu, na tarde desta quarta-feira, 21, no Gabinete da Reitoria, a corte de Soberanas da 42ª Feovelha, feira que será realizada de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, no Parque Charrua, em Pinheiro Machado. A recepção contou ainda com a presença da presidente da Fundação Attila Taborda (FAT), professora doutora Mônica Palomino de los Santos. Após a agenda institucional, as Soberanas também visitaram a redação do Jornal Minuano.
Promovida pelo Sindicato Rural de Pinheiro Machado, a Feovelha integra o calendário das feiras de verão da região e contará com participação institucional da Urcamp, por meio dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. A parceria prevê a implantação de um espaço temático da universidade no parque, ações de divulgação em programas de rádio e cobertura jornalística em conjunto com o Jornal Minuano. A iniciativa busca ampliar o diálogo com produtores, estudantes e visitantes, aproximando o ensino superior das atividades ligadas à pecuária e ao desenvolvimento regional.
A corte da 42ª Feovelha é formada por Carolina Moreira, Jaqueline Mello e Raissa Kaist. Também participaram do encontro o presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Paulinho Alves, e a coordenadora da feira, Vivi Alves.
Ao destacar a importância da parceria, Paulinho Alves ressaltou a união entre as instituições e o papel da Urcamp no fortalecimento do evento. “É muito importante mostrar essa parceria e essa união. A Urcamp tem uma referência muito forte na nossa região e estar junto da Feovelha reforça esse trabalho coletivo. Estamos preparando uma feira com programação diversificada, um parque em excelentes condições e muita dedicação. Se depender de trabalho, união e parcerias, teremos mais uma edição de sucesso, como foi no ano passado”, afirmou.
O reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, destacou a relevância da Feovelha para a região e a relação direta da instituição com o setor produtivo. “A Feovelha é o maior e mais importante evento para mostrar o potencial da ovinocultura da nossa região e de outras partes do Rio Grande do Sul. A Urcamp participa historicamente da feira porque é a principal formadora de profissionais das áreas agrárias na região. Sem boa agronomia, não há pastagens de qualidade; sem bons médicos-veterinários, não há sanidade, nem qualidade da carne, da lã e dos plantéis. Por isso, estamos diretamente ligados ao sucesso da Feovelha, pois é no campo que a vida acontece e é do campo que se constrói o desenvolvimento regional”, destacou o reitor.