Comarca de São Gabriel realiza atividades sobre bullying e júri simulado com alunos.

A Comarca de São Gabriel realizou nos meses de novembro e dezembro, o projeto "Júri Simulado e Bullying nas escolas" para alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Kennedy e estudantes do curso de Direito, do Centro Universitário da Região da Campanha da URCAMP, de São Gabriel.  O objetivo foi o de capacitar jovens como agentes de transformação na prevenção e combate ao bullying.

No total, foram promovidos três encontros com alunos da Escola Municipal Presidente Kennedy. A primeira atividade aconteceu no dia 16/11, com a visita da Juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de São Gabriel, Paula Yoshino Valério, na escola. Na oportunidade, a magistrada versou sobre o universo jurídico, em especial,  o júri e apresentou um filme sobre Bullying. Após, os estudantes debateram sobre o tema, elaborando cartazes.

No dia 1º/12, ocorreu o júri simulado, no salão do júri da Comarca de São Gabriel, com a participação de 20 alunos da EMEF, em conjunto com estudantes de graduação em Direito do URCAMP.
Dando encerramentos nas atividades do ano de 2023, a Juíza Paula Yoshino Valério, em visita realizada à escola Presidente Kennedy, no dia 11/12, promoveu o terceiro júri simulado. Na ocasião, os estudantes celebraram a participação em um júri simulado.
Ao ser perguntada sobre a importância de estender saberes do universo jurídico e sobre o tema bullying para jovens e adolescentes, a magistrada ressaltou: "Entendo que projetos de prevenção junto à rede de ensino são a única maneira de efetivamente mudarmos a realidade. Atuando após os fatos, como acontece, via de regra, em nossa atuação no Juizado da Infância e Juventude, fica bastante limitada a possibilidade de mudança real na vida das crianças e adolescentes. A frustração de apenas atuar reativamente cede lugar para uma nova perspectiva, de oportunidades e desenvolvimento das potencialidades dos alunos. Me senti muito revigorada com o desenvolvimento do projeto e quero muito apresentá-lo na Comarca de Canoas, para a qual me removo no início do ano de 2024", disse.

A atividade também foi elogiada pela Professora da Escola Presidente Kennedy, Soila Carla Gomes Vaz. Segundo a educadora, os alunos superaram as expectativas ao participarem do júri simulado. “Em cada momento, uma surpresa e um aprendizado. Ao sairmos, várias reflexões foram feitas sobre o assunto abordado”, disse a professora.

A iniciativa é uma parceria do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de São Gabriel, do curso de Direito da Universidade da Região da Campanha e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Kennedy. Participaram da ação a Juíza da Infância e Juventude Paula Yoshino Valério, a Juíza de Direito Eugênia Amábilis Gregorius, além de membros do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB/RS e professores.

Texto: Fabi Càrvalho
Diretora do Departamento de Imprensa: Rafaela Souza – dicom-dimp@tjrs.jus.br,
Diretora do Departamento de Relações Públicas: Analice Bolzan – dicom-drp@tjrs.jus.br,
Diretor do Departamento de Marketing Institucional e Comunicação Digital: Fabio Berti – dicom-dmic@tjrs.jus.br,