Congrega Urcamp 2024 abriu oficialmente na noite de segunda-feira

Por Joice Cougo e Priscila Petrecheli
Acadêmicas do Curso de Jornalismo

A abertura da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia SNCT 2024: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável: Congregando, Globalizando Saberes, Vivências e Tradições” aconteceu na noite desta segunda-feira, no Salão de Atos, no Campus Central da Urcamp.

Na solenidade, o reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, relatou sobre o tempo em que participou do evento e citou o auxílio das professoras Rosete Aparecida Gottinari Kohn e Tamyris Ramos dos Santos que aprovaram o edital para que o Congrega ocorresse. “Elas conseguiram aprovar um valor bastante significativo, por isso nós estamos conseguindo cumprir a nossa missão de promover ciência de qualidade e popularizar ciência e tecnologia de qualidade. E o mais importante, para os públicos de maneira gratuita, conforme demanda o edital. Mais uma vez a Urcamp sendo fundamental na sociedade”, afirma Bragança.

Diante da expectativa para este ano, o reitor está confiante, pela alteração da data, que, em 2024, ocorre no primeiro semestre anual, diferente das edições anteriores. “Todos os eventos científicos, de maneira geral no Brasil e em alguns países da América Latina, acontecem no segundo semestre do ano. Nós estamos inovando. Nós trouxemos o maior evento científico da Metade Sul para o primeiro semestre. Isso, de fato, é diferenciado. Até para que as escolas consigam trazer para dentro da Urcamp os seus alunos, e os nossos alunos sejam ingressantes ou não, já consigam ter uma experiência científica logo no início da sua faculdade ou do seu semestre”, alega.

Bragança menciona que a aproximação com a comunidade sucede porque o Ministério da Ciência e Tecnologia, através do edital, concedeu o valor para a realização do Congrega, o que coloca o Centro Universitário confortavelmente no ambiente em que já está inserido, o ambiente comunitário. “Nós somos uma instituição comunitária. Para nós está muito confortável, porque nós estamos dentro da comunidade e temos hoje verba para trazermos os alunos aqui para dentro, para trazermos a comunidade, seja com transporte via ônibus, van, carro”, destaca.

Em 2024, o Congrega conta com uma verba do Governo Federal, sendo o segundo ano que garante esse benefício em todo o tempo de realização. “Com o diferencial de que no segundo semestre de todo o ano acabam acontecendo aglomerações de eventos. Muitos eventos maravilhosos acontecem no mesmo período. Nós estamos renovando. Ele acontece sozinho, não tem nenhum grande evento no Rio Grande do Sul, que nós tenhamos conhecimento, que acontece neste período do Congrega”, conclui o reitor.